quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Objetivos de Geografia para o 3º teste - 

8º ano

Tema II – O MEIO NATURAL
 (Manual de 7º ano - VIAGENS)
Unidade 2 – O  RELEVO
O litoral
&   Definir linha de costa; livro pág. 124
&   Definir  erosão marinha ou abrasão; 
&   Indicar os dois tipos de costa; livro pág. 125
&   Identificar, numa figura/esquema, as principais formas do litoral; livro pág. 124 - 125
&   Definir as principais formas do litoral;
&   Descrever o processo de evolução de uma arriba; livro pág. 126
&   Reconhecer as várias formas litorais de Portugal; livro pág. 128
&   Descrever as formas do litoral português.

POPULAÇÃO E POVOAMENTO
Manual 8º ano – Faces da Terra
1.1. DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL
(livro pág. 8 - 16; 19 e 21;)
&  Distinguir população absoluta ou população total de densidade populacional;
&  Definir áreas atrativas e repulsivas;
&  Conhecer/compreender a forma como se distribui a população mundial:
¨                      no Mundo -  ver mapa da repartição da população mundial do manual pág. 8 e 9;
¨                      nos hemisférios - ver mapa da repartição da população mundial do manual pág. 8 e 9;
&  Definir foco populacional/formigueiro humano;
&  Definir vazio humano;
&  Conhecer os grandes focos populacionais/formigueiros humanos (1. Ásia Oriental – Este; 2. Ásia Meridional – Sul;  3. Europa Ocidental e Central e 4. NE dos EUA.);
&  Localizar no mapa-múndi os grandes focos populacionais /formigueiros humanos referidos anteriormente - ver mapa da repartição da população mundial do manual pág. 8 – 9;
&  Conhecer os fatores responsáveis pela distribuição da população mundial: atrativos e repulsivos (naturais e humanos);
&  Explicar a existência dos grandes focos populacionais /formigueiros humanos;
&  Conhecer alguns países que fazem parte destes;
&  Conhecer os tipos de vazios humanos: regiões polares e subpolares, desertos quentes, florestas tropicais e altas montanhas;
&  Conhecer/localizar alguns exemplos de vazios humanos no mapa múndi (deserto do Sahara, floresta Amazónica, Himalaias, Antártida, Alasca…) ver mapas do manual pág. 8-9 e  10–11;
&  Explicar a existência dos vazios humanos;
&  Compreender como se distribui a população no território português.

1.2. EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL E COMPORTAMENTO DOS INDICADORES DEMOGRÁFICOS
(manual – pág. 22-24; 28 e 30/31 Powerpoint “Evolução da população e comportamento dos indicadores demográficos”, respetivo guião de exploração e ficha informativa PD/PED)
& Distinguir o nível de desenvolvimento dos países (Países Desenvolvidos - PD e Países em Desenvolvimento – PED);
& Localizar os dois grupos de países no mapa múndi  - ficha informativa PD/PED;
& Localizar/identificar exemplos de PD e PED no mapa-múndi - ficha informativa PD/PED;
& Saber as outras designações atribuídas aos PD/PED (países ricos/países pobres…)
& Caraterizar os PD e os PED;
& Definir demografia;
& Definir os diferentes indicadores demográficos (natalidade, mortalidade, crescimento natural, taxa de natalidade, taxa de mortalidade e taxa de crescimento natural);
& Saber ler os valores das taxas referidas anteriormente (ex. TN= 12%0lê-se 12 por mil);
& Conhecer o significado das taxas mencionadas atrás (ex. 12%0 significa que por cada mil habitantes verificaram-se doze nascimentos);
& Identificar as diferentes fases de evolução da população mundial e o período em que ocorreram (regime demográfico primitivo - até 1750; revolução demográfica – 1750 a 1950; e explosão demográfica – 1950 até à atualidade);
& Caracterizar as fases de evolução da população mundial;
& Conhecer a evolução das taxas de natalidade, mortalidade e crescimento natural nos PD e PED;
& Compreender a evolução das taxas de natalidade, mortalidade e crescimento natural nos PD e PED;
& Indicar o grupo de países que mais contribui para o aumento da população mundial;
& Explicar o grupo de países onde a população envelhecerá mais rapidamente;
& Conhecer/compreender a evolução da população nos PD/PED;
& Interpretar um gráfico da evolução da população em Portugal.

Devem consultar, para além do manual, os apontamentos do caderno, os guiões enviados e as fichas informativas acima mencionados.
Nota: O litoral não sai nas turmas B e D do 8º ano.
            Só vai ser testado nas turmas do 8ºA e 8ºC.

                BOM ESTUDO!!!!

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