9º ANO


A agricultura no mundo II


A agricultura no mundo I


Recursos naturais

Clica nos títulos para visualizares os PowerPoints.


MATÉRIA PARA O 1º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA

CONTEÚDOS

O que devo saber…

FONTES
Tema II ATIVIDADES ECONÓMICAS
6. Os recursos naturais

&  Definir: recursos naturais, matéria-prima, recursos renováveis e não renováveis;
&  Conhecer a classificação dos recursos naturais;
&  Distinguir recursos renováveis de não renováveis e dar exemplos;
&  Identificar/localizar os principais países/áreas produtoras/consumidoras de recursos;
&   Compreender a dependência entre países produtores e consumidores de recursos;
&  Conhecer as vantagens/desvantagens dos recursos não renováveis e renováveis;
&  Compreender as desigualdades no consumo de recursos naturais;
&  Conhecer/explicar os principais impactos da exploração/produção e utilização dos recursos;
&  Definir: população ativa e não ativa e taxa de atividade;
&  Compreender a fórmula de taxa de atividade
&  Conhecer/definir os setores de atividade económica (primário, secundário e terciário);
&  Dar exemplos de atividades económicas e profissões que integram os diferentes setores;
&  Compreender os setores de atividade económica predominantes nos PD e PED.
·      Manual pág. 104-117

·      Ficha informativa  “Repartição das atividades
·      PowerPoint:
“Recursos naturais”
·      Guião do PowerPoint
“Recursos naturais

·      Atividades do manual
·       Caderno/dossier.

·       Blog:
pág. 9º ano

7. A Agricultura
&  Definir/conhecer: morfologia agrária, latifúndio, minifúndio, campos abertos, campos fechados, sistema de cultura, monocultura, policultura, sistema intensivo, sistema extensivo, culturas de sequeiro, de regadio, produtividade e rendimento agrícola;
&  Conhecer/definir os fatores que condicionam a atividade agrícola (clima, relevo, solos...);
&  Explicar os fatores  condicionantes da agricultura;
&  Referir meios/técnicas de que o Homem dispõe para atenuar/contrariar os condicionantes naturais;
&  Localizar/identificar num planisfério as áreas de predomínio da agricultura moderna e tradicional; 
&  Caraterizar a agricultura moderna e tradicional;
&  Indicar o grupo de países/regiões do mundo onde predomina a agricultura moderna e tradicional;
&  Identificar/indicar os diferentes tipos de agricultura moderna (agricultura norte-americana; agricultura europeia e agricultura de plantação);
&  Caraterizar os diferentes tipos de agricultura moderna referindo a sua localização geográfica.
·      Manual pág. 118-126
·       PowerPoint:
      “Agricultura I - Conceitos”

·       PowerPoint:
      “Agricultura II - Tipos”

·      Guião do PowerPoint
“A agricultura I”
·      Guião do PowerPoint
“A agricultura II”
·      Atividades do manual

·      Caderno/dossier.


·         Blog:
pág. 9º ano


Nota: É imprescindível consultares o teu caderno diário ou dossier onde tens, também, a matéria lecionada nas aulas. 






Ano letivo 2019-2020



MATÉRIA PARA O 5º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA



CONTEÚDOS

O que devo saber…

FONTES
9º ANO
Tema I
CONTRASTES DE DESENVOLVI-MENTO
1.    Um  olhar sobre países com diferentes graus de desenvolvi-mento
þ Identificar /localizar os países desenvolvidos (PD) e os países em desenvolvimento (PED);
þ Conhecer caraterísticas dos PD e PED;
þ Conhecer/identificar/localizar os NPI, os BRICS, os PMA e a OPEP;
þ Dar exemplos e localizar países dos grupos acima citados;
þ Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta  temática.

·      Manual pág. 20; 22-23
·        Mapas cartonados 12 e 13 (páginas finais do manual)
·      Planisfério político e mapa político Europa (fim do manual)
·       Caderno/dossier
·       Blog:
pág. 9º ano
Tema II
Um olhar sobre…
2.Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento

3. Soluções para atenuar os contrastes de desenvolvimento


þ  Explicitar e compreender a balança comercial;
þ  Conhecer a estrutura do comércio mundial;
þ  Compreender o sistema de trocas comerciais entre países com diferentes graus de desenvolvimento;
þ  Conhecer/explicar os fatores responsáveis pela degradação dos termos de troca;
þ  Reconhecer a degradação dos termos de troca como um dos principais constrangimentos ao desenvolvimento;
þ  Dizer em que consiste o Comércio Justo;
þ  Mencionar  alguns dos princípios do Comércio Justo;
þ  Inferir aspetos positivos e negativos da globalização no comércio mundial;
þ  Conhecer diferentes tipos de ajuda ao desenvolvimento: ajuda pública,  ajuda privada e ajuda humanitária;
þ  Explicar sucessos e insucessos da ajuda ao desenvolvimento tendo em consideração as responsabilidades dos países doadores e as dos países recetores;
þ  Localizar as principais áreas recetoras de ajuda ao desenvolvimento;
þ  Conhecer a ONU e indicar os seus  principais objetivos;
þ  Conhecer alguns dos  diferentes organismos/programas da ONU;
þ  Discutir o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) no atenuar dos contrastes de desenvolvimento;
þ  Explicar o contributo das Organizações Não Governamentais (ONG) na ajuda aos países em desenvolvimento, referindo exemplos de ONG;
þ  Destacar o papel de uma ONG;
þ Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta  temática.


·     Manual pág.58-69;
72-85

·     PowerPoints
“4. Comércio e degradação dos termos de troca”;
“5. Tipos de ajuda ao desenvolvimento” e
“6. ONU e ONGD”

·      Caderno/dossier

·         Blog:
pág. 9º ano



Nota: Como sabes uma das competências mais importantes da disciplina de Geografia é a localização espacial, assim é      muito importante que saibas localizar países do mundo.
           Esta competência será testada em todos os testes que realizares ao longo do ano letivo.
           Deves trazer lápis de cor para o teste.                               


Os ODS


7. ODM


Clica no título acima para visualizares o PowerPoint.






 Clica no título acima para visualizares o PowerPoint.

5. Tipos de ajuda ao desenvolvimento



Clica no título acima para visualizares o PowerPoint.

4. Comércio e degradação dos termos de troca


Clica no título acima para visualizares o PowerPoint.

MATÉRIA PARA O 4º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA


CONTEÚDOS

O que devo saber…

FONTES

Tema I
CONTRASTES DE DESENVOLVI-MENTO
1.    Um  olhar sobre países com diferentes graus de desenvolvi-mento
þ Identificar /localizar os países desenvolvidos (PD) e os países em desenvolvimento (PED);
þ Conhecer/identificar/localizar os NPI, os BRICS, os PMA e a OPEP;
þ Dar exemplos e localizar países dos grupos acima citados nas regiões do mundo e respetivos continentes;
þ Compreender os conceitos de crescimento económico e de desenvolvimento  humano;
þ Mencionar indicadores de desenvolvimento humano de várias naturezas: demográficos, sociais, culturais, económicos, políticos, ambientais;
þ Caracterizar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH);
þ Interpretar a distribuição mundial de IDH relacionando-o com o grau de desenvolvimento dos países;
þ Mencionar as principais críticas à utilização do IDH;
þ Referir, para além do IDH, outros indicadores compostos utilizados na avaliação do grau de desenvolvimentos dos países;
þ Explicar em que consiste o Índice de Desigualdade de Género (IDG) e o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM);
þ Inferir a partir do IDH e de outros indicadores compostos as disparidades de desenvolvimento às escalas internacional e intranacional;
þ Salientar contrastes, no mundo, dos indicadores acima referidos;
þ Explicar os contrastes do IDH, do IDG e do IPM;
þ Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta  temática.

·      Manual pág. 7-10;
20-39
·               PowerPoints “Crescimento e desenvolvimento-18-19” e
·               “Indicadores de medição do desenvolvimento humano”;
·        Mapas cartonados 12, 13, 14 e 15
(páginas finais do manual)
·       Planisfério político e mapa político Europa (fim do manual)
·       Caderno/dossier
·       Blog:
pág. 9º ano
Tema II
Um olhar sobre… Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento


þ  Identificar os principais obstáculos (naturais, históricos, políticos, económicos e sociais) ao desenvolvimento dos países;
þ  Explicar os principais obstáculos ao desenvolvimento dos países;
þ  Compreender como os principais obstáculos são um impedimento ao desenvolvimento dos países;
þ  Reconhecer as causas do desigual acesso ao emprego, saúde, educação e habitação e as suas consequências para o desenvolvimento das populações;
þ Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta  temática.


·      Manual pág. 40-57;
68-71
·      PowerPoint
·               “Obstáculos ao desenvolvimento”
·       Caderno/dossier

·         Blog:
pág. 9º ano


Nota: Como sabes uma das competências mais importantes da disciplina de Geografia é a localização espacial, assim é      muito importante que saibas localizar países e regiões do mundo nos respetivos continentes.
           Esta competência será testada em todos os testes que realizares ao longo do ano letivo.
            Para teres um melhor desempenho consulta os mapas do final do teu manual – planisfério político, Europa política e  mapa 13 “Regiões do mundo”.
           Deves trazer lápis de cor para o teste.                               


Obstáculos ao desenvolvimento



Clica no título acima para visualizares o PowerPoint.

Obstáculos ao desenvolvimento



 Clica no título acima para visualizares o PowerPoint.

Vídeos


O analfabetismo no séc. XXI

Reportagem 

Contrastes de desenvolvimento em Portugal


Clica no título para veres a reportagem.


Objetivos 3º Teste de Avaliação - 9º ano



Agrupamento de Escolas de Reguengos  de Monsaraz

2018/2019
OBJETIVOS
Teste de Avaliação
Geografia
3º Ciclo do Ensino Básico
9º Ano


MATÉRIA PARA O 3º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA

CONTEÚDOS

O que devo saber…

FONTES


8º ANO

Tema II ATIVIDADES ECONÓMICAS
10. Os  Serviços e Turismo


11.  As redes e os modos de transporte e telecomunicação



þ  Definir sector terciário e serviços
þ  Indicar/identificar os principais tipos de serviços e dar exemplos de cada um desses tipos;
þ  Definir turismo;
þ  Indicar/Identificar os principais tipos de turismo;
þ  Caracterizar os principais tipos de turismo;
þ  Enumerar alguns fatores que influenciam o turismo;
þ  Localizar as principais áreas turísticas do mundo;
þ  Referir como tem evoluído a atividade turística;
þ  Salientar aspetos positivos e negativos da atividade turística;
þ  Conhecer o turismo em Portugal.

þ  j0223769Definir distância tempo, distância custo, acessibilidade, redes de transporte, vias de comunicação e transbordo,  transporte intermodal...
þ  Mencionar a importância dos transportes;
þ  Identificar/conhecer os tipos, modos e meios de transporte;
þ  Indicar as vantagens/desvantagens dos diferentes modos de transporte;
þ  Conhecer/caraterizar/analisar os contrastes nas redes de transportes no mundo (PD – densa a muito densa e nos PED – pouco densa);
þ  Referir/explicar a importância da modernização nas redes de transporte e nos meios de transporte;
þ  Salientar os impactos dos transportes;
þ  Compreender a importância das telecomunicações no mundo;
þ  Conhecer o impacto das telecomunicações na atualidade;
þ  Conhecer as rede de transporte e telecomunucações em Portugal.
þ  Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta  temática.
·  Manual pág. 170-185;
·  Fichas de Trabalho 5 “Serviços” e 6  “O Turismo”

·  Manual pág. 186-197;
·  Guião do PowerPoint:  “As redes e os modos de transporte e telecomunicação”
·  Quadro síntese – Transportes
·  Esquema síntese – A importância das telecomunicações
·  Atividades do manual
·  Caderno/dossier

·  Blog:

9º ANO
Tema I
CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
Um  olhar sobre países com diferentes graus de desenvolvimento
þ Identificar /localizar os países desenvolvidos (PD) e os países em desenvolvimento (PED);
þ Conhecer/identificar/localizar os NPI, os BRICS, os PMA e a OPEP;
þ Dar exemplos e localizar países dos grupos acima citados;
þ Definir: crescimento económico, desenvolvimento, PIB, PIB per capita,  PNB, PNB per capita,  RNB e RNB per capita, bem estar, qualidade de vida...;
þ Conhecer os indicadores do crescimento económico e defini-los;
þ Salientar contrastes, no mundo, dos indicadores acima referidos;
þ Conhecer os indicadores de desenvolvimento;
þ Conhecer alguns contrastes de desenvolvimento existentes entre os PD e os PED a nível da educação,  saúde…;
þ  Identificar/localizar países, no mundo a nível dos indicadores acima referidos;
þ  Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta  temática.

·      Manual pág. 7-23
·              PowerPoint “Crescimento e desenvolvimento-18-19”
·      Caderno/dossier

·         Blog:
pág. 9º ano


Nota: Como sabes uma das competências mais importantes da disciplina de Geografia é a localização espacial, assim é      muito importante que saibas localizar países do mundo.
           Esta competência será testada em todos os testes que realizares ao longo do ano letivo.
           Deves trazer lápis de cor para o teste.                               

Crescimento e desenvolvimento



Clica no título acima para visualizares o PowerPoint.

PowerPoint "Transportes e Telecomunicações"

 Clica  acima para   visualizares  o PowerPoint.



A Tecnologia nos Transportes

Marmaray: O túnel entre o Ocidente e o Oriente

O Canal do Panamá


OA 380

O Comboio Mais Rápido do Mundo



O Maior cruzeiro do Mundo



O turismo


Vídeos Sobre o Turismo

Portugal







Alentejo


Objetivos 2º Teste de Avaliação - 9º ano


Agrupamento de Escolas de Reguengos  de Monsaraz

2018/2019
OBJETIVOS
Teste de Avaliação
Geografia
3º Ciclo do Ensino Básico
9º Ano


MATÉRIA PARA O 2º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA

CONTEÚDOS

O que devo saber…

FONTES
Tema II ATIVIDADES ECONÓMICAS
7.5 Agricultura biológica
7. 7 A agricultura em Portugal
7.8 A importância da pecuária no mundo
&  Identificar a agricultura biológica;
&  Caraterizar o tipo de agricultura acima referido;
&  Apontar vantagens/desvantagens deste tipo de agricultura.
&  Entender a evolução da agricultura em Portugal pós 1986;
&  Conhecer algumas das caraterísticas da agricultura portuguesa na atualidade;
&  Indicar os fatores que condicionam a atividade agrícola em Portugal;
&  Referir alguns dos problemas da agricultura em Portugal;
&  Identificar o tipo de pecuária que predomina nos PD e nos PED
&  Caraterizar a pecuária tradicional e moderna;
&  Salientar alguns dos problemas da pecuária nos PD e nos PED.

·  Manual pág. 126-128;133-134;
·  Guião do PowerPoint “Agricultura II” – pág. 4
·  Ficha Trab. 1 “A agricultura em Portugal”
·  Ficha Trab. 2 “A pecuária”
·  Atividades do manual
·  Caderno/dossier.
·  Blog:
8 A
Pesca

& Indicar alguns dos recursos do mar;
& Identificar o perfil do fundo dos oceanos (plataforma continental, talude continental e zona abissal);
& Conhecer/compreender os fatores que condicionam a riqueza piscatória das plataformas continentais;
& Identificar os tipos de pesca no mundo quanto às técnicas utilizadas  (pesca industrial e artesanal);
& Caraterizar os tipos de pesca no mundo quanto às técnicas utilizadas;
&  Conhecer  a classificação da pesca quanto à distância da costa;
& Conhecer/identificar algumas técnicas de pesca moderna;
& Conhecer/localizar/identificar as principais áreas/zonas de pesca no mundo, com base no mapa múndi;
& Salientar alguns problemas da atividade piscatória;
& Apontar medidas/soluções que minimizem os problemas da pesca;
& Reconhecer a aquacultura como alternativa à pesca moderna;
& Conhecer a situação da pesca em Portugal.
·       Manual pág. 138-153
·        PowerPoint “A Pesca” e respetivo guião.

·        Caderno/dossier.


·           Blog:
pág. 9º ano


9. A Indústria
& Definir: indústria, fator de localização industrial…
& Conhecer as diferentes fases da Revolução Industrial e as suas caraterísticas;
& Conhecer a classificação das indústrias;
& Distinguir indústrias de bens de equipamento de indústrias de bens de consumo;
& Identificar indústrias de bens de equipamento e indústrias de bens de consumo;
& Mencionar as caraterísticas da indústria na atualidade;
& Conhecer os fatores de localização industrial;
& Efetuar a localização de diferentes indústrias em função dos fatores de localização;
& Salientar os impactos ambientais, sociais e económicos da atividade industrial;
& Destacar possíveis soluções para os impactos mencionados anteriormente 
·        Manual pág. 154-159
·         Ficha Trab. 3 “A Indústria”
·        Caderno/dossier.
·         Blog:
      pág. 9º ano

Nota: Como sabes uma das competências mais importantes da disciplina de Geografia é a localização espacial, assim é      muito importante que saibas localizar países do mundo.
           Esta competência será testada em todos os testes que realizares ao longo do ano letivo.
           Deves trazer lápis de cor para o teste.







Clica no título acima para visualizares o PowerPoint.

Vídeos Sobre a Pesca

A Aquacultura



Problemas pesca industrial



Os Problemas da pecuária

Clica  acima para  veres o  PowerPoint.

A Pecuária

Clica acima   para visualizares  o PowerPoint.

A Indústria

Fases de Evolução da Indústria



Tipos de Indústrias


Fonte: Geodinâmica



Fonte: Geodinâmica

Clica  nos  títulos dos  PowerPoints para   os visualizares.

Onde se localizam as  indústrias no Mundo?

A Indústria Distribui-se de Forma irregular Cabelo Mundo, regiões contrastando Como Muito i ndustrializadas das industrializadas POUCO:

- Nos PD há Maior Quantidade de Indústrias de Bens de EQUIPAMENTO com Alta incorporação Tecnológica e Indústrias de Bens de consumo, que São geradoras de Riqueza;

 Nos PED São essencialmente Indústrias extrativas e algumas de Bens de consumo Que geram Homens OS Riqueza.

Vê, com Atenção, Os mapas Que se seguem:




Problemas / impactes da Atividade industrial

Fonte: Geodinâmica



MATÉRIA PARA O 1º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA

CONTEÚDOS

O que devo saber…

FONTES
Tema II ATIVIDADES ECONÓMICAS
6. Os recursos naturais

&  Definir: recursos naturais, matéria-prima, recursos renováveis e não renováveis;
&  Conhecer a classificação dos recursos quanto:
ž    à origem
ž    à utilização
&  Distinguir recursos renováveis de não renováveis e dar exemplos;
&  Identificar/localizar os principais países/áreas produtoras/consumidoras de recursos;
&   Compreender a dependência entre países produtores e consumidores;
&  Conhecer as vantagens/desvantagens dos recursos não renováveis e renováveis;
&  Compreender as desigualdades no consumo de recursos naturais;
&  Conhecer/explicar os principais impactos da exploração/produção e utilização dos recursos;
&  Definir: população ativa e não ativa e taxa de atividade;
&  Conhecer/definir os setores de atividade económica (primário, secundário e terciário);
&  Dar exemplos de atividades económicas e profissões que integram os diferentes setores;
&  Conhecer as atividades económicas predominantes nos PD e PED;
·       Manual pág. 104-117

·        Ficha informativa  “Repartição das atividades
·        PowerPoint:
“Recursos naturais”
·        Guião do PowerPoint
“Recursos naturais

·        Atividades do manual
·        Caderno/dossier.

·        Blog:
pág. 9º ano

7. A Agricultura
&  Definir/conhecer: morfologia agrária, latifúndio, minifúndio, campos abertos, campos fechados, sistema de cultura, monocultura, policultura, sistema intensivo, sistema extensivo, culturas de sequeiro, de regadio, produtividade e rendimento agrícola;
&  Conhecer/definir os fatores que condicionam a atividade agrícola (clima, relevo, solos...);
&  Referir meios/técnicas de que o Homem dispõe para atenuar/contrariar os condicionantes naturais;
&  Localizar/identificar num planisfério as áreas de predomínio da agricultura moderna e tradicional; 
&  Caraterizar a agricultura moderna e tradicional;
&  Indicar o grupo de países/regiões do mundo onde predomina a agricultura moderna e tradicional;
&  Identificar/indicar os diferentes tipos de agricultura tradicional (agricultura itinerante sobre queimada, agricultura de oásis e agricultura da Ásia das Monções);
&  Caraterizar os diferentes tipos de agricultura tradicional referindo a sua localização geográfica;
&  Identificar/indicar os diferentes tipos de agricultura moderna (agricultura norte-americana; agricultura europeia e agricultura de plantação);
&  Caraterizar os diferentes tipos de agricultura moderna referindo a sua localização geográfica;
&  Mencionar alguns problemas da agricultura moderna e da agricultura tradicional;
&  Identificar/conhecer a agricultura biológica;
&  Caraterizar o tipo de agricultura acima referido;
&  Apontar vantagens/desvantagens deste tipo de agricultura.
·       Manual pág. 118-130
·         PowerPoint:
      “Agricultura I - Conceitos”

·         PowerPoint:
      “Agricultura II - Tipos”

·        Guião do PowerPoint
“A agricultura I”
·        Guião do PowerPoint
“A agricultura II”
·        Atividades do manual

·        Caderno/dossier.


·           Blog:
pág. 9º ano


Nota: É imprescindível consultares o teu caderno diário ou dossier onde tens, também, a matéria lecionada nas aulas. 


A agricultura biológica


Clica  para  saberes mais sobre a agricultura biológica.

Agricultura tradicional

Agricultura itinerante sobre queimada

Agricultura de oásis

Agricultura da Ásia das Monções


Agricultura moderna

Agricultura biológica

Agricultura moderna em Israel

 Clica  nos  títulos para visualizares os  vídeos sobre "As Diferentes Formas / Tipos de agricultura".

Tipos de Agricultura 



Agricultura 


Recursos naturais II

Recursos naturais I


Clica nos títulos  para visualizares os PowerPoints.

Vídeos Sobre agricultura 

Agricultura tradicional vs agricultura moderna








Ano Letivo  2018/2019 



OBJETIVOS - TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 5

CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
Soluções para atenuar as desigualdades de desenvolvimento
PowerPoint “Soluções para atenuar as desigualdades de desenvolvimento entre PD/PED” e respetivo guião de exploração “Soluções para atenuar as desigualdades”; manual pág. 90-99; caderno; mapa múndi 

þ     Dar exemplos de medidas que permitem atenuar o baixo desenvolvimento dos PED;
þ     Explicar as medidas mencionadas anteriormente;
þ     Dizer em que consiste o Comércio Justo;
þ     Mencionar as vantagens e desvantagens do Comércio Justo;
þ     Explicar o que é a Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD);
þ     Referir as formas que a Ajuda Pública ao Desenvolvimento pode assumir;
þ     Indicar os principais objetivos da ONU;
þ     Conhecer os diferentes organismos, fundos e programas da ONU;
þ     Conhecer/identificar os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio – ODM;
þ     Referir a importância dos ODM;
þ     Definir ONG;
þ     Indicar as diferentes áreas de intervenção das ONG;
þ     Dar exemplos de ONG.
þ     Indicar o papel de uma ONG.
þ     Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta       temática.
AMBIENTE E SOCIEDADE
Os grandes problemas ambientais
PowerPoint “Os grandes problemas ambientais na Biosfera” e respetiva Ficha de Trabalho; PowerPoint “Os grandes problemas ambientais na atmosfera” e respetiva Ficha de Trabalho; Ficha de Trabalho “A importância da atmosfera” manual pág. 116-155; caderno; mapa múndi e blog: http://geoaverm.blogspot.pt/)
          BIOSFERA
þ     Identificar/definir os 4 subsistemas/domínios da Terra (atmosfera, biosfera…);
þ     Indicar os principais problemas que afetam os diferentes subsistemas terrestres;
þ     Conhecer os 4 principais problemas que afetam a Biosfera;
þ     Definir desflorestação;
þ     Indicar as causas e consequências da desflorestação;
þ     Indicar as causas e consequências da desertificação;
þ     Identificar e localizar as regiões do mundo mais afetada pelo problema da desertificação; livro pág. 125
þ     Indicar as causas e consequências da perda de biodiversidade;
þ     Identificar e localizar regiões cuja biodiversidade está mais ameaçada;
þ     Apontar soluções para minimizar os problemas acima mencionados;

          ATMOSFERA
þ     Conhecer a estrutura vertical da atmosfera, bem como as principais características de cada camada;
þ     Saber a composição química da atmosfera;
þ     Entender/explicar as funções da atmosfera;
þ     Explicar a importância da atmosfera;
þ     Indicar/identificar as principais fontes de poluição do ar;
þ     Salientar os principais problemas associados à poluição do ar;
þ     Explicar o que é o smog bem como as suas causas, consequências e cidades mais afetadas por este problema;
þ     Explicar como se formam as chuvas ácidas, as suas causas e consequências;
þ     Identificar e localizar as regiões do mundo mais afetada pelas chuvas ácidas; livro pág. 143
þ     Explicar o problema do aumento do efeito de estufa e suas consequências;
þ     Indicar as principais causas e consequências da destruição da camada de ozono;
þ     Destacar soluções para a preservação da atmosfera e minimização dos seus problemas;
þ   Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta                  temática;
 þ Identificar/localizar países do mundo.
A profª  Gina Espenica

Problemas ambientais na atmosfera


Clica no título para visualizares o PowerPoint.

A atmosfera



Clica no título para visualizares o PowerPoint.

A Biosfera


Clica no título para visualizares o PowerPoint.

PowerPoint- Soluções para atenuar as desigualdades de desenvolvimento 

Clica no título para visualizares o PowerPoint.

Objetivos Teste 4

CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO

  1. Países Desenvolvidos e Países em Desenvolvimento;  Indicadores de desenvolvimento e Contrastes de desenvolvimento
(PowerPoint “Contrastes de desenvolvimento entre PD/PED” e respetivo guião de exploração; manual pág. 13-35; caderno; mapa múndi e blog: http://geoaverm.blogspot.pt/)
þ  Identificar os países desenvolvidos (PD) e os países em desenvolvimento (PED);
þ  Localizar, no mapa múndi os países desenvolvidos (PD) e os países em desenvolvimento (PED);
þ  Conhecer o limite entre PD e PED;
þ  Dar exemplos de PD e de PED;
þ  Localizar PD e PED num planisfério;
þ  Indicar o significado do IDH;
þ  Definir: crescimento económico, PIB, PNB, desenvolvimento, bem estar, qualidade de vida e IDH;
þ  Identificar e localizar no mundo países com diferentes níveis de IDH,PIB e PNB;
þ  Analisar o IDH, o PIB e o PNB no mundo;
þ  Salientar contrastes, no mundo, dos indicadores acima referidos;
þ     Conhecer alguns contrastes de desenvolvimento existentes entre os PD e os PED a nível da educação,  saúde, alimentação, água potável, segurança social, estatuto da mulher, estatuto da  criança…;
þ  Analisar alguns indicadores de desenvolvimento no mundo (taxa de alfabetização, taxa de analfabetismo,  esperança média de vida,  nº de habitantes por médico, população  com acesso a água potável  e saneamento básico, taxa de mortalidade infantil e subnutrição/obesidade entre outros) no mundo/regiões;
þ  Identificar/localizar países, no mundo a nível dos indicadores acima referidos;
þ Compreender os fatores responsáveis pelas desigualdades socioeconómicas a nível mundial;
þ  Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta       temática.

As causas e os obstáculos ao desenvolvimento
 (PowerPoint  “Obstáculos ao desenvolvimento” e respetivos guiões de exploração; manual pág. 37-45; 68-75 e 100; caderno; mapa múndi e blog: http://geoaverm.blogspot.pt/)
þ  Definir obstáculos ao desenvolvimento;
þ  Referir os obstáculos ao desenvolvimento (condições naturais adversas; catástrofes naturais; agricultura tradicional de subsistência; economia frágil; debilidade das infraestruturas económicas; comércio mundial desequilibrado; dívida externa; multinacionais; explosão demográfica; baixo nível de escolaridade e qualificação; saúde precária; habitação precária; passado histórico (colonialismo) e regimes políticos; conflitos armados e défice democrático)
þ  Explicar cada um dos obstáculos ao desenvolvimento;

þ  Explicitar e compreender a balança comercial;
þ  Compreender como os obstáculos ao desenvolvimento constituem um entrave/dificuldade ao desenvolvimento dos PED;
þ  Localizar países onde alguns obstáculos são menos e mais visíveis;
þ  Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta       temática.

  Nota: como sabes uma das competências mais importantes da disciplina de Geografia é a localização espacial, assim é      muito importante que saibas localizar países do mundo. Esta competência será testada em todos os testes que realizares ao longo do ano letivo. Então mãos à obra!!! Toca a estudar a localização dos países, no blog http://geoaverm.blogspot.pt/ com a etiqueta GEOjogos.

BOM ESTUDO
A professora
Gina Espenica


Tema E - Contrastes de desenvolvimento

PowerPoint - Contrastes PD-PED


Clica no título.

Clica no título.

Webquest Sobre "O Turismo"

Clica acima para veres o guião de trabalho sobre "O Turismo".


A agricultura biológica

Clica  para  saberes mais sobre a agricultura biológica.


A Agricultura


Clica no título  para  visualizares  o PowerPoint.

Setores de Atividade e Recursos Naturais



 Clica  no  título para  visualizares  o PowerPoint.

PROPOSTA de Correção Teste Diagnóstico

Clica no  título  para  veres  a correção do teste.

Criterios de avaliação Geografia 3º Ciclo

Clica acima para  veres os  criterios de avaliação da disciplina de Geografia.



Agricultura I Contrastes de desenvolvimentohRecursos naturais -19-20Recursos naturais 19-20

Sem comentários:

Enviar um comentário