Objetivos de Geografia para o 5º teste - 8º C, 8ºB, 8ºD e 8ºA
POPULAÇÃO E POVOAMENTO
Manual 8º ano – Faces da Terra
2. MOBILIDADE DA
POPULAÇÃO
(Manual
– pág. 48-59; FT Tipos, Causas e Cons. das Migrações e FT - Areal; 7 Migrações e caderno/dossier)
& Definir migrações;
& Classificar as migrações da
população quanto: ao espaço – (internas e externas); à duração - (temporárias e
definitivas/permanentes) e à forma (livres/forçadas e legais/ilegais);
& Identificar os diferentes tipos de
migrações (êxodo rural, êxodo urbano, migrações diárias/pendulares/quotidianas,
semanais, sazonais, turísticas, emigração, imigração…);
& Definir os tipos de migrações (êxodo
rural, êxodo urbano, migrações diárias/pendulares/quotidianas, sazonais, , semanais,
turísticas, emigração, imigração…);
& Distinguir emigração de imigração;
&
Conhecer as
causas das migrações (naturais, religiosas, económicas, políticas, socioculturais,
turísticas, bélicas…);
&
Compreender as
causas das migrações;
&
Definir áreas de partida e áreas de chegada;
&
Indicar as
consequências das migrações nas áreas de partida e de chegada;
& Compreender as consequências das
migrações nas áreas de partida e de chegada;
& Identificar as principais migrações
internacionais no mundo;
& Conhecer/localizar os principais
fluxos migratórios do mundo;
& Identificar/localizar as principais
áreas de partida e de chegada no mundo;
& Localizar alguns países de destino
dos emigrantes portugueses;
& Localizar alguns países de origem
dos imigrantes para Portugal.
3.
DIVERSIDADE CULTURAL
(PowerPoint “Diversidade Cultural”; Guião do PowerPoint
“Diversidade Cultural” e Manual - pág. 68-72)
& Definir cultura;
& Identificar os fatores de
identidade/diferenciação da população (história, raça, língua, religião, habitação,
vestuário, gastronomia, festividades…);
& Identificar/localizar as diferentes
regiões culturais do mundo;
& Identificar/localizar a região
cultural onde se inclui Portugal;
& Definir o que são fatores de identidade/diferenciação
da população;
& Identificar os principais grupos
raciais;
& Conhecer as principais línguas
maternas a nível mundial;
& Conhecer as três línguas mais
faladas do mundo;*
&Conhecer alguns pratos típicos existentes na gastronomia mundial;
& Identificar vestuário típico usado por alguns povos no mundo;
&Relacionar continentes/países/regiões com fatores de identidade (ex. touradas – Espanha; samba –Brasil; pizza – Itália; paella – Espanha; cangurus - Austrália; Grande Muralha – China …);
&Compreender que algumas culturas correm o risco de extinção (ex. mulheres girafa – Tailândia).
&Conhecer alguns pratos típicos existentes na gastronomia mundial;
& Identificar vestuário típico usado por alguns povos no mundo;
&Relacionar continentes/países/regiões com fatores de identidade (ex. touradas – Espanha; samba –Brasil; pizza – Itália; paella – Espanha; cangurus - Austrália; Grande Muralha – China …);
&Compreender que algumas culturas correm o risco de extinção (ex. mulheres girafa – Tailândia).
Sem comentários:
Enviar um comentário