quarta-feira, 22 de maio de 2013

Objetivos de Geografia para o 5º teste - 8º C, 8ºB, 8ºD e 8ºA

POPULAÇÃO E POVOAMENTO

Manual 8º ano – Faces da Terra

2. MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
(Manual – pág. 48-59; FT Tipos, Causas e Cons. das Migrações e FT  - Areal; 7 Migrações e caderno/dossier)

& Definir migrações;
& Classificar as migrações da população quanto: ao espaço – (internas e externas); à duração - (temporárias e definitivas/permanentes) e à forma (livres/forçadas e legais/ilegais);
& Identificar os diferentes tipos de migrações (êxodo rural, êxodo urbano, migrações diárias/pendulares/quotidianas, semanais, sazonais, turísticas, emigração, imigração…);
& Definir os tipos de migrações (êxodo rural, êxodo urbano, migrações diárias/pendulares/quotidianas, sazonais, , semanais, turísticas, emigração, imigração…);
& Distinguir emigração de imigração;
& Conhecer as causas das migrações (naturais, religiosas, económicas, políticas, socioculturais, turísticas, bélicas…);
& Compreender as causas das migrações;
& Definir áreas de partida e áreas de chegada;
& Indicar as consequências das migrações nas áreas de partida e de chegada;
& Compreender as consequências das migrações nas áreas de partida e de chegada;
& Identificar as principais migrações internacionais no mundo;
& Conhecer/localizar os principais fluxos migratórios do mundo;
& Identificar/localizar as principais áreas de partida e de chegada no mundo;
& Localizar alguns países de destino dos emigrantes portugueses;
& Localizar alguns países de origem dos imigrantes para Portugal.

3. DIVERSIDADE CULTURAL
(PowerPoint “Diversidade Cultural”; Guião do PowerPoint “Diversidade Cultural” e Manual - pág. 68-72)

& Definir cultura;
& Identificar os fatores de identidade/diferenciação da população (história, raça, língua, religião, habitação, vestuário, gastronomia, festividades…);
& Identificar/localizar as diferentes regiões culturais do mundo;
& Identificar/localizar a região cultural onde se inclui Portugal;
& Definir o que são fatores de identidade/diferenciação da população;
& Identificar os principais grupos raciais;
& Conhecer as principais línguas maternas a nível mundial;
& Conhecer as três línguas mais faladas do mundo;*

&Conhecer alguns pratos típicos existentes na gastronomia mundial;
& Identificar vestuário típico usado por alguns povos no mundo;
&Relacionar continentes/países/regiões com fatores de identidade (ex. touradas – Espanha; samba –Brasil; pizza – Itália; paella – Espanha; cangurus - Austrália; Grande Muralha – China …);
&Compreender que algumas culturas correm o risco de extinção (ex. mulheres girafa – Tailândia).

Nota: *Para a turma do 8ºC, os objetivos saem, só, até onde está o asterisco
 (inclusive).









BOM ESTUDO!!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário