A agricultura no mundo II
A agricultura no mundo I
Recursos naturais
Clica nos títulos para visualizares os PowerPoints.
MATÉRIA PARA O 1º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
CONTEÚDOS
|
O que devo saber…
|
FONTES
|
Tema
II ATIVIDADES ECONÓMICAS
6.
Os recursos naturais
|
& Definir: recursos naturais, matéria-prima, recursos
renováveis e não renováveis;
& Conhecer a classificação dos recursos naturais;
& Distinguir recursos renováveis de não renováveis e
dar exemplos;
& Identificar/localizar os principais países/áreas
produtoras/consumidoras de recursos;
& Compreender
a dependência entre países produtores e consumidores de recursos;
& Conhecer as vantagens/desvantagens dos recursos não
renováveis e renováveis;
& Compreender as desigualdades no consumo de recursos
naturais;
& Conhecer/explicar os principais impactos da
exploração/produção e utilização dos recursos;
& Definir: população ativa e não ativa e taxa de
atividade;
& Compreender a fórmula de taxa de atividade
& Conhecer/definir os setores de atividade económica (primário,
secundário e terciário);
& Dar exemplos de atividades económicas e profissões
que integram os diferentes setores;
& Compreender os setores de atividade económica
predominantes nos PD e PED.
|
· Manual
pág. 104-117
·
Ficha
informativa “Repartição das atividades
·
PowerPoint:
“Recursos
naturais”
·
Guião do
PowerPoint
“Recursos
naturais”
·
Atividades
do manual
·
“Caderno/dossier.
· Blog:
pág. 9º ano
|
7. A Agricultura
|
& Definir/conhecer:
morfologia agrária, latifúndio, minifúndio, campos abertos, campos fechados, sistema
de cultura, monocultura, policultura, sistema intensivo, sistema extensivo,
culturas de sequeiro, de regadio, produtividade e rendimento agrícola;
& Conhecer/definir os fatores que condicionam a atividade
agrícola (clima,
relevo, solos...);
& Explicar os
fatores condicionantes
da agricultura;
& Referir meios/técnicas de que o Homem dispõe para
atenuar/contrariar os condicionantes naturais;
& Localizar/identificar num planisfério as áreas de
predomínio da agricultura moderna e tradicional;
& Caraterizar a agricultura moderna e tradicional;
& Indicar o grupo de países/regiões do mundo onde
predomina a agricultura moderna e tradicional;
& Identificar/indicar os diferentes tipos de agricultura
moderna (agricultura norte-americana; agricultura europeia e agricultura de
plantação);
& Caraterizar os diferentes tipos de agricultura
moderna referindo a sua localização geográfica.
|
· Manual
pág. 118-126
·
PowerPoint:
“Agricultura I - Conceitos”
·
PowerPoint:
“Agricultura II - Tipos”
·
Guião do
PowerPoint
“A agricultura I”
·
Guião do
PowerPoint
“A agricultura II”
·
Atividades
do manual
·
“Caderno/dossier.
·
Blog:
pág. 9º ano
|
Nota: É imprescindível
consultares o teu caderno diário ou dossier onde tens, também,
a matéria lecionada nas aulas.
Ano letivo 2019-2020MATÉRIA PARA O 5º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
Nota: Como sabes uma das competências mais importantes da disciplina de Geografia é a localização espacial, assim é muito importante que saibas localizar países do mundo. Os ODS7. ODM
Clica no título acima para visualizares o PowerPoint.
6. ONU e ONGD
5. Tipos de ajuda ao desenvolvimentoClica no título acima para visualizares o PowerPoint.4. Comércio e degradação dos termos de trocaMATÉRIA PARA O 4º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
Nota: Como sabes
uma das competências mais importantes da disciplina de Geografia é a localização espacial, assim é muito importante que saibas localizar
países e regiões do mundo nos respetivos continentes.
Esta competência será testada em todos os testes que realizares ao longo
do ano letivo.
Para teres um melhor desempenho
consulta os mapas do final do teu manual – planisfério político, Europa política
e mapa 13 “Regiões do mundo”.
Deves trazer lápis de cor para o
teste.
Obstáculos ao desenvolvimento
Clica no título acima para visualizares o PowerPoint.
Obstáculos ao desenvolvimento
Vídeos
|
Agrupamento
de Escolas de Reguengos de Monsaraz
2018/2019
|
OBJETIVOS
Teste de
Avaliação
Geografia
|
3º Ciclo do
Ensino Básico
9º Ano
|
MATÉRIA PARA O
3º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
CONTEÚDOS
|
O que devo
saber…
|
FONTES
|
8º ANO
Tema II ATIVIDADES ECONÓMICAS
10. Os Serviços e Turismo
11.
As redes e os modos de transporte e
telecomunicação
|
þ Definir sector terciário e serviços
þ Indicar/identificar os principais tipos de serviços e dar exemplos de
cada um desses tipos;
þ Definir turismo;
þ Indicar/Identificar os principais tipos de turismo;
þ Caracterizar os principais tipos de turismo;
þ Enumerar alguns fatores que influenciam o turismo;
þ Localizar as principais áreas turísticas do mundo;
þ Referir como tem evoluído a atividade turística;
þ Salientar aspetos positivos e negativos da atividade turística;
þ Conhecer o turismo em Portugal.
þ Definir distância
tempo, distância custo, acessibilidade, redes de transporte, vias de
comunicação e transbordo, transporte
intermodal...
þ Mencionar a
importância dos transportes;
þ Identificar/conhecer
os tipos, modos e meios de transporte;
þ Indicar as
vantagens/desvantagens dos diferentes modos de transporte;
þ Conhecer/caraterizar/analisar
os contrastes nas redes de transportes no mundo (PD – densa a muito densa e
nos PED – pouco densa);
þ Referir/explicar a
importância da modernização nas redes de transporte e nos meios de transporte;
þ Salientar os
impactos dos transportes;
þ Compreender a
importância das telecomunicações no mundo;
þ Conhecer o impacto
das telecomunicações na atualidade;
þ Conhecer as rede de
transporte e telecomunucações em Portugal.
þ Interpretar/analisar/comentar
documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta temática.
|
· Manual pág. 170-185;
· Fichas de Trabalho 5 “Serviços” e 6 “O Turismo”
· Manual pág. 186-197;
· Guião do PowerPoint: “As
redes e os modos de transporte e telecomunicação”
· Quadro síntese – Transportes
· Esquema síntese – A importância das telecomunicações
· Atividades
do manual
· “Caderno/dossier
· Blog:
http://geoaverm.blogspot.com/ ( pág.
9º ano)
|
9º ANO
Tema I
CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
Um olhar sobre países com diferentes graus de
desenvolvimento |
þ Identificar /localizar os países desenvolvidos (PD) e os países em
desenvolvimento (PED);
þ Conhecer/identificar/localizar
os NPI, os BRICS, os PMA e a OPEP;
þ Dar exemplos e localizar países dos grupos acima citados;
þ Definir:
crescimento económico, desenvolvimento, PIB, PIB per capita, PNB, PNB per capita, RNB e RNB per capita, bem estar, qualidade
de vida...;
þ Conhecer os
indicadores do crescimento económico e defini-los;
þ Salientar
contrastes, no mundo, dos indicadores acima referidos;
þ Conhecer os
indicadores de desenvolvimento;
þ Conhecer alguns
contrastes de desenvolvimento existentes entre os PD e os PED a nível da educação,
saúde…;
þ Identificar/localizar
países, no mundo a nível dos indicadores acima referidos;
þ Interpretar/analisar/comentar
documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta temática.
|
· Manual pág. 7-23
·
PowerPoint “Crescimento
e desenvolvimento-18-19”
·
Caderno/dossier
·
Blog:
pág.
9º ano
|
Nota: Como sabes
uma das competências mais importantes da disciplina de Geografia é a localização espacial, assim é muito importante que saibas localizar
países do mundo.
Esta competência será testada em todos os testes que realizares ao longo
do ano letivo.
Deves trazer lápis de cor para o
teste.
Crescimento e desenvolvimento
Clica no título acima para visualizares o PowerPoint.
PowerPoint "Transportes e Telecomunicações"
Clica acima para visualizares o PowerPoint.A Tecnologia nos Transportes
Marmaray: O túnel entre o Ocidente e o Oriente
O Canal do Panamá
OA 380
O Comboio Mais Rápido do Mundo
O Maior cruzeiro do Mundo
O turismo
Vídeos Sobre o Turismo
Portugal
Alentejo
Objetivos 2º Teste de Avaliação - 9º ano |
|
Agrupamento
de Escolas de Reguengos de Monsaraz
2018/2019
|
OBJETIVOS
Teste de
Avaliação
Geografia
|
3º Ciclo do
Ensino Básico
9º Ano
|
MATÉRIA PARA O
2º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
CONTEÚDOS
|
O que devo
saber…
|
FONTES
|
Tema II ATIVIDADES ECONÓMICAS
7.5 Agricultura biológica
7. 7 A agricultura em Portugal
7.8 A importância da pecuária no
mundo
|
&
Identificar a agricultura biológica;
&
Caraterizar o tipo de agricultura acima referido;
&
Apontar vantagens/desvantagens deste tipo de
agricultura.
&
Entender a evolução da agricultura em Portugal pós
1986;
&
Conhecer algumas das caraterísticas da agricultura
portuguesa na atualidade;
&
Indicar os fatores que condicionam a atividade
agrícola em Portugal;
&
Referir alguns dos problemas da agricultura em
Portugal;
&
Identificar o tipo de pecuária que predomina nos PD e
nos PED
&
Caraterizar a pecuária tradicional e moderna;
&
Salientar alguns dos problemas da pecuária nos PD e
nos PED.
|
· Manual pág. 126-128;133-134;
· Guião do PowerPoint “Agricultura II”
– pág. 4
· Ficha
Trab. 1 “A agricultura em Portugal”
· Ficha
Trab. 2 “A pecuária”
· Atividades
do manual
· “Caderno/dossier.
· Blog:
http://geoaverm.blogspot.com/ ( pág.
9º ano)
|
8 A
Pesca
|
&
Indicar alguns dos recursos do mar;
&
Identificar o perfil do fundo dos oceanos (plataforma
continental, talude continental e zona abissal);
&
Conhecer/compreender os fatores que condicionam a
riqueza piscatória das plataformas continentais;
&
Identificar os tipos de pesca no mundo quanto às
técnicas utilizadas (pesca industrial
e artesanal);
&
Caraterizar os tipos de pesca no mundo quanto às
técnicas utilizadas;
&
Conhecer a classificação da pesca quanto à distância
da costa;
&
Conhecer/identificar algumas técnicas de pesca
moderna;
&
Conhecer/localizar/identificar as principais
áreas/zonas de pesca no mundo, com base no mapa múndi;
&
Salientar alguns problemas da atividade piscatória;
&
Apontar medidas/soluções que minimizem os problemas
da pesca;
&
Reconhecer a aquacultura como alternativa à pesca
moderna;
&
Conhecer a situação da pesca em Portugal.
|
· Manual pág. 138-153
·
PowerPoint “A Pesca” e
respetivo guião.
·
“Caderno/dossier.
·
Blog:
pág.
9º ano
|
9. A
Indústria
|
&
Definir: indústria, fator de localização industrial…
&
Conhecer as diferentes fases da Revolução Industrial
e as suas caraterísticas;
&
Conhecer a classificação das indústrias;
&
Distinguir indústrias de bens de equipamento de
indústrias de bens de consumo;
&
Identificar indústrias de bens de equipamento e
indústrias de bens de consumo;
&
Mencionar as caraterísticas da indústria na
atualidade;
&
Conhecer os fatores de localização industrial;
&
Efetuar a localização de diferentes indústrias em
função dos fatores de localização;
&
Salientar os impactos ambientais, sociais e
económicos da atividade industrial;
&
Destacar possíveis soluções para os impactos
mencionados anteriormente
|
·
Manual
pág. 154-159
·
Ficha Trab. 3 “A Indústria”
·
Caderno/dossier.
·
Blog:
pág. 9º
ano
|
Nota: Como sabes
uma das competências mais importantes da disciplina de Geografia é a localização espacial, assim é muito importante que saibas localizar
países do mundo.
Esta competência será testada em todos os testes que realizares ao longo
do ano letivo.
Deves trazer lápis de cor para o teste.
Clica no título acima para visualizares o PowerPoint.
Vídeos Sobre a Pesca
A Aquacultura
Problemas pesca industrial
Os Problemas da pecuária
Clica acima para veres o PowerPoint.
A Pecuária
Clica acima para visualizares o PowerPoint.A Indústria
Fases de Evolução da Indústria
Tipos de Indústrias
Fonte: Geodinâmica
Fonte: Geodinâmica
Clica nos títulos dos PowerPoints para os visualizares.
Clica nos títulos dos PowerPoints para os visualizares.
Onde se localizam as indústrias no Mundo?
A Indústria Distribui-se de Forma irregular Cabelo Mundo, regiões contrastando Como Muito i ndustrializadas das industrializadas POUCO:
- Nos PD há Maior Quantidade de Indústrias de Bens de EQUIPAMENTO com Alta incorporação Tecnológica e Indústrias de Bens de consumo, que São geradoras de Riqueza;
- Nos PED São essencialmente Indústrias extrativas e algumas de Bens de consumo Que geram Homens OS Riqueza.
Vê, com Atenção, Os mapas Que se seguem:
Problemas / impactes da Atividade industrial
Fonte: Geodinâmica
MATÉRIA PARA O
1º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
CONTEÚDOS
|
O que devo
saber…
|
FONTES
|
Tema II ATIVIDADES ECONÓMICAS
6. Os recursos naturais
|
& Definir: recursos
naturais, matéria-prima, recursos renováveis e não renováveis;
& Conhecer a
classificação dos recursos quanto:
à origem
à utilização
& Distinguir
recursos renováveis de não renováveis e dar exemplos;
& Identificar/localizar
os principais países/áreas produtoras/consumidoras de recursos;
& Compreender a dependência entre países
produtores e consumidores;
& Conhecer as
vantagens/desvantagens dos recursos não renováveis e renováveis;
& Compreender as
desigualdades no consumo de recursos naturais;
& Conhecer/explicar
os principais impactos da exploração/produção e utilização dos recursos;
& Definir:
população ativa e não ativa e taxa de atividade;
& Conhecer/definir
os setores de atividade económica (primário, secundário e terciário);
& Dar exemplos de
atividades económicas e profissões que integram os diferentes setores;
& Conhecer as
atividades económicas predominantes nos PD e PED;
|
· Manual pág. 104-117
·
Ficha informativa “Repartição das atividades
·
PowerPoint:
“Recursos naturais”
·
Guião do PowerPoint
“Recursos naturais”
·
Atividades do manual
·
“Caderno/dossier.
·
Blog:
pág. 9º ano
|
7. A Agricultura
|
& Definir/conhecer: morfologia agrária, latifúndio,
minifúndio, campos abertos, campos fechados, sistema de cultura, monocultura,
policultura, sistema intensivo, sistema extensivo, culturas de sequeiro, de
regadio, produtividade e rendimento agrícola;
& Conhecer/definir os
fatores que condicionam a atividade agrícola (clima, relevo, solos...);
& Referir
meios/técnicas de que o Homem dispõe para atenuar/contrariar os
condicionantes naturais;
& Localizar/identificar
num planisfério as áreas de predomínio da agricultura moderna e
tradicional;
& Caraterizar a
agricultura moderna e tradicional;
& Indicar o grupo
de países/regiões do mundo onde predomina a agricultura moderna e
tradicional;
& Identificar/indicar
os diferentes tipos de agricultura tradicional (agricultura itinerante sobre
queimada, agricultura de oásis e agricultura da Ásia das Monções);
& Caraterizar os
diferentes tipos de agricultura tradicional referindo a sua localização
geográfica;
& Identificar/indicar
os diferentes tipos de agricultura moderna (agricultura norte-americana; agricultura
europeia e agricultura de plantação);
& Caraterizar os
diferentes tipos de agricultura moderna referindo a sua localização
geográfica;
& Mencionar alguns
problemas da agricultura moderna e da agricultura tradicional;
& Identificar/conhecer
a agricultura biológica;
& Caraterizar o
tipo de agricultura acima referido;
& Apontar
vantagens/desvantagens deste tipo de agricultura.
|
· Manual pág. 118-130
·
PowerPoint:
“Agricultura
I - Conceitos”
·
PowerPoint:
“Agricultura
II - Tipos”
·
Guião do PowerPoint
“A agricultura I”
·
Guião do PowerPoint
“A agricultura II”
·
Atividades do manual
·
“Caderno/dossier.
·
Blog:
pág.
9º ano
|
Nota: É imprescindível consultares o teu
caderno diário ou dossier onde tens, também, a matéria
lecionada nas aulas.
A agricultura biológica
Clica para saberes mais sobre a agricultura biológica.
Agricultura tradicional
Agricultura itinerante sobre queimada
Agricultura de oásis
Agricultura da Ásia das Monções
Agricultura moderna
Agricultura biológica
Agricultura moderna em Israel
Clica nos títulos para visualizares os vídeos sobre "As Diferentes Formas / Tipos de agricultura".
Tipos de Agricultura
Agricultura
Recursos naturais II
Recursos naturais I
Clica nos títulos para visualizares os PowerPoints.
Vídeos Sobre agricultura
Agricultura tradicional vs agricultura moderna
Ano Letivo 2018/2019
OBJETIVOS - TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 5
CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
Soluções para atenuar as desigualdades de
desenvolvimento
PowerPoint “Soluções para atenuar as desigualdades de
desenvolvimento entre PD/PED” e respetivo guião de exploração “Soluções para atenuar as desigualdades”;
manual pág. 90-99; caderno; mapa múndi
þ
Dar
exemplos de medidas que permitem atenuar o baixo desenvolvimento dos PED;
þ
Explicar
as medidas mencionadas anteriormente;
þ
Dizer
em que consiste o Comércio Justo;
þ
Mencionar
as vantagens e desvantagens do Comércio
Justo;
þ
Explicar
o que é a Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD);
þ
Referir
as formas que a Ajuda Pública ao Desenvolvimento pode assumir;
þ
Indicar
os principais objetivos da ONU;
þ
Conhecer
os diferentes organismos, fundos e programas da ONU;
þ
Conhecer/identificar
os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio – ODM;
þ
Referir
a importância dos ODM;
þ
Definir
ONG;
þ
Indicar
as diferentes áreas de intervenção das ONG;
þ
Dar
exemplos de ONG.
þ
Indicar
o papel de uma ONG.
þ Interpretar/analisar/comentar
documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta temática.
AMBIENTE E SOCIEDADE
Os
grandes problemas ambientais
PowerPoint “Os grandes problemas ambientais na Biosfera”
e respetiva Ficha de Trabalho; PowerPoint “Os
grandes problemas ambientais na atmosfera” e respetiva Ficha de Trabalho;
Ficha de Trabalho “A importância da
atmosfera” manual pág. 116-155; caderno; mapa múndi e blog: http://geoaverm.blogspot.pt/)
BIOSFERA
þ Identificar/definir
os 4 subsistemas/domínios da Terra (atmosfera, biosfera…);
þ Indicar os
principais problemas que afetam os diferentes subsistemas terrestres;
þ
Conhecer
os 4 principais problemas que afetam a Biosfera;
þ
Definir
desflorestação;
þ
Indicar
as causas e consequências da desflorestação;
þ
Indicar
as causas e consequências da desertificação;
þ
Identificar
e localizar as regiões do mundo mais afetada pelo problema da desertificação;
livro pág. 125
þ
Indicar
as causas e consequências da perda de biodiversidade;
þ
Identificar
e localizar regiões cuja biodiversidade está mais ameaçada;
þ
Apontar
soluções para minimizar os problemas acima mencionados;
ATMOSFERA
þ
Conhecer
a estrutura vertical da atmosfera, bem como as principais características de
cada camada;
þ
Saber
a composição química da atmosfera;
þ
Entender/explicar
as funções da atmosfera;
þ
Explicar
a importância da atmosfera;
þ
Indicar/identificar
as principais fontes de poluição do ar;
þ
Salientar
os principais problemas associados à poluição do ar;
þ
Explicar
o que é o smog bem como as suas causas, consequências e cidades mais afetadas
por este problema;
þ
Explicar
como se formam as chuvas ácidas, as suas causas e consequências;
þ
Identificar
e localizar as regiões do mundo mais afetada pelas chuvas ácidas; livro pág.
143
þ
Explicar
o problema do aumento do efeito de estufa e suas consequências;
þ
Indicar
as principais causas e consequências da destruição da camada de ozono;
þ
Destacar
soluções para a preservação da atmosfera e minimização dos seus problemas;
þ Interpretar/analisar/comentar
documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta temática;
þ Identificar/localizar países do mundo.
Clica no título para visualizares o PowerPoint.
A profª Gina Espenica
Problemas ambientais na atmosfera
Clica no título para visualizares o PowerPoint.
A atmosfera
Clica no título para visualizares o PowerPoint.
A Biosfera
Clica no título para visualizares o PowerPoint.
PowerPoint- Soluções para atenuar as desigualdades de desenvolvimento
Clica no título para visualizares o PowerPoint.
Objetivos Teste 4
CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO
- Países Desenvolvidos e Países em
Desenvolvimento; Indicadores de
desenvolvimento e Contrastes de desenvolvimento
(PowerPoint
“Contrastes de desenvolvimento entre PD/PED” e respetivo guião de exploração;
manual pág. 13-35; caderno; mapa múndi e blog: http://geoaverm.blogspot.pt/)
þ Identificar os países desenvolvidos (PD) e os países em desenvolvimento
(PED);
þ Localizar, no mapa
múndi os países desenvolvidos (PD) e os
países em desenvolvimento (PED);
þ Conhecer o limite entre PD e PED;
þ Dar exemplos de PD e de PED;
þ Localizar PD e PED num planisfério;
þ Indicar o
significado do IDH;
þ Definir: crescimento
económico, PIB, PNB, desenvolvimento, bem estar, qualidade de vida e IDH;
þ Identificar e
localizar no mundo países com diferentes níveis de IDH,PIB e PNB;
þ Analisar o IDH, o
PIB e o PNB no mundo;
þ Salientar contrastes,
no mundo, dos indicadores acima referidos;
þ Conhecer alguns contrastes de
desenvolvimento existentes entre os PD e os PED a nível da educação, saúde, alimentação, água potável, segurança
social, estatuto da mulher, estatuto da
criança…;
þ Analisar alguns
indicadores de desenvolvimento no mundo (taxa de alfabetização, taxa de
analfabetismo, esperança média de
vida, nº de habitantes por médico,
população com acesso a água potável e saneamento básico, taxa de mortalidade
infantil e subnutrição/obesidade entre outros) no mundo/regiões;
þ Identificar/localizar
países, no mundo a nível dos indicadores acima referidos;
þ Compreender os fatores responsáveis pelas desigualdades socioeconómicas a
nível mundial;
þ Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas,
gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta temática.
As causas e os obstáculos ao
desenvolvimento
(PowerPoint “Obstáculos ao desenvolvimento” e respetivos
guiões de exploração; manual pág. 37-45; 68-75 e 100; caderno; mapa múndi e
blog: http://geoaverm.blogspot.pt/)
þ Definir obstáculos ao desenvolvimento;
þ Referir os obstáculos ao desenvolvimento (condições naturais adversas; catástrofes
naturais; agricultura tradicional de subsistência; economia frágil; debilidade
das infraestruturas económicas; comércio
mundial desequilibrado; dívida externa; multinacionais; explosão demográfica; baixo nível
de escolaridade e qualificação; saúde precária; habitação precária; passado
histórico (colonialismo) e regimes políticos; conflitos armados e défice
democrático)
þ Explicar cada um dos obstáculos ao desenvolvimento;
þ Explicitar e compreender a balança comercial;
þ Compreender como os obstáculos ao desenvolvimento
constituem um entrave/dificuldade ao desenvolvimento dos PED;
þ Localizar países onde alguns obstáculos são menos e
mais visíveis;
þ Interpretar/analisar/comentar
documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta temática.
Nota: como sabes uma das competências mais
importantes da disciplina de Geografia é a localização
espacial, assim é muito
importante que saibas localizar países do mundo. Esta competência será testada
em todos os testes que realizares ao longo do ano letivo. Então mãos à obra!!!
Toca a estudar a localização dos países, no blog http://geoaverm.blogspot.pt/ com a
etiqueta GEOjogos.
BOM ESTUDO
A professora
Gina Espenica
Tema E - Contrastes de desenvolvimento
PowerPoint - Contrastes PD-PED
Clica no título.
Webquest Sobre "O Turismo"
Clica acima para veres o guião de trabalho sobre "O Turismo".A agricultura biológica
Clica para saberes mais sobre a agricultura biológica.
A Agricultura
Setores de Atividade e Recursos Naturais
PROPOSTA de Correção Teste Diagnóstico
Clica no título para veres a correção do teste.
Criterios de avaliação Geografia 3º Ciclo
Clica acima para veres os criterios de avaliação da disciplina de Geografia.
Sem comentários:
Enviar um comentário