8.º ANO

 

MATÉRIA PARA O 4º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA




Devo saber...

FONTES
8º ano
Tema I - POPULAÇÃO E POVOAMENTO

1. Evolução da população mundial
1.11 A estrutura etária da pop. no mundo
1.12 A estrutura etária da pop. em Portugal
1.13 As políticas demográficas

s  Distinguir o nível de desenvolvimento dos países (Países Desenvolvidos - PD e Países em Desenvolvimento – PED);
s  Localizar os dois grupos de países no mapa-múndi;
s  Localizar/identificar exemplos de PD e PED no mapa-múndi;
s  Saber as outras designações atribuídas aos PD/PED (países ricos/países pobres…);
s  Caraterizar os PD e os PED;
s  Definir estrutura etária, pirâmide etária, grupo etário, classe etária, classe oca, política natalista e política anti natalista;
s  Identificar/conhecer os contrastes nas estruturas etárias dos Países Desenvolvidos e dos Países em Desenvolvimento;
s  Explicar as principais diferenças entre as estruturas etárias dos Países Desenvolvidos e dos Países em Desenvolvimento;
s  Caraterizar a pirâmide etária dos PD e dos PED;
s  Interpretar/analisar pirâmides etárias de diferentes países/regiões;
s  Conhecer/identificar/caraterizar os diferentes tipos de pirâmides etárias;
s  Identificar alguns problemas que resultam da população envelhecida nos Países Desenvolvidos e da população jovem nos Países em Desenvolvimento;
s  Saber o que são políticas natalistas/anti natalistas e conhecer as suas medidas;
s   Compreender os seus objetivos;
s  Identificar/localizar países que aplicam estas medidas;
s  Compreender a necessidade de aplicar políticas natalistas e  anti- natalistas;
s  Justificar o grupo de países que mais contribui para o aumento da população mundial;
s  Compreender o grupo de países responsável pelo envelhecimento da população;
s  Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) sobre esta temática.
·    Manual pág. 27-33; 37-39;

·    FT “Estrutura etária da população”

·    FT “Tipos de pirâmides etárias”

·    TP2 “Como construir uma pirâmide etária”

·    Atividades do manual

·    CA -  Fichas efetuadas

·     Mapa PD e PED

·     Planisfério político (mapa final do manual)


·     Blog
pág. 8º ano


2. Distribuição da população mundial


s  Distinguir população absoluta ou total de densidade populacional;
     Calcular a densidade populacional;
s  Definir áreas atrativas e repulsivas;
s  Conhecer/compreender a forma como se distribui a população mundial
nos hemisférios,  em latitude e no mundo;
s  Definir formigueiros humanos e vazios humanos;
s  Conhecer as grandes concentrações humanas/formigueiros humanos/focos populacionais (focos principais- Ásia Oriental, Ásia Meridional, Europa Ocidental e Central e  NE dos EUAe focos secundários – SE da Ásia, SE do Brasil, Golfo da Guiné... );
s  Localizar no mapa-múndi as grandes concentrações humanas /formigueiros humanos referidos anteriormente;
s  Conhecer os fatores responsáveis pela distribuição da população mundial: atrativos e repulsivos (naturais e humanos);
s  Explicar a existência dos formigueiros humanos/focos populacionais;
s  Conhecer alguns países que fazem parte destes focos populacionais;
s  Conhecer os tipos de vazios humanos: regiões frias (polares e subpolares), desertos, grandes florestas e altas montanhas;
s  Conhecer/localizar alguns exemplos de vazios humanos no mapa-múndi (deserto do Sahara, floresta Amazónica, Himalaias…)
s  Explicar a existência dos vazios humanos;
s  Compreender como se distribui a população no território português;
s  Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas…) referentes aos indicadores/dados demográficos mencionados.

·    Manual pág. 40-53;
·    PowerPoint “Distribuição e mobilidade da população”

·     FT 13 “Distribuição da Pop. Mundial”

·     FT14 – Distribuição da população no mundo

·     Atividades do manual
·     Planisfério político (dado pela docente aos alunos)
·     Caderno


·    Blog
    pág. 8º ano
Nota: como sabes uma das competências mais importantes da disciplina de Geografia é a localização espacial, assim é      muito importante que saibas localizar países do mundo. Esta competência será testada em todos os testes que realizares ao longo do ano letivo.
Atenção:   Deves trazer lápis de cor para o teste e máquina de calcular.

Para localizares países, regiões, cidades...



Planisfério físico


Distribuicão da populacão no mundo



Clica no título para veres o PowerPoint.


Politicas Demograficas


Clica no título para veres o PowerPoint.


Como analisar uma pirâmide etária? 

Na análise de uma pirâmide etária deve fazer-se sempre uma:

Introdução, que refira a escala de análise (país, distrito, região, concelho…), a fonte e o ano a que corresponde a informação;

Análise geral, que apresente as principais características:
  1. análise da base (estreita, larga, se tem diminuído ou aumentado);
  2. análise do topo (se comparativamente com a base é largo ou estreito);
  3. as diferenças entre os sexos.
Analise pormenorizada, que explique as características da pirâmide em relação à:
  1. natalidade;
  2. mortalidade;
  3. esperança média de vida;
  4. acidentes demográficos (guerras migrações, epidemias…)
Conclusão, que classifique a população:
  1. jovem;
  2. jovem com tendência para envelhecer;
  3. adulta;
  4. envelhecida;
  5. envelhecida com tendência para rejuvenescer.
___________________ //___________________

Recorda...
Existem quatro tipos de pirâmides etárias, classificadas quanto à sua forma:
Pirâmide Jovem ou crescente
Base larga e topo estreito, país pouco desenvolvidocom TN elevada e baixa EMV-
Pirâmide Adulta ou Transição
Zona central tão larga quanto a base, país emdesenvolvimento com uma ligeira quebra na TN
-Pirâmide Idosa ou Decrescente
Base estreita e Topo largo, país desenvolvido, baixaTN e elevada EMV
-Pirâmide rejuvenescente
Idêntica à Idosa, ligeiro aumento na largura da Base frutodas politicas natalistas.

Nota: Consulta a ficha de trabalho "Tipos de pirâmides etárias".

Pirâmides etárias do mundo 1950-2100

Muito,  muito interessante!!!!Gráficos interativos!!!!

Clica acima para saberes mais!!!

Estrutura etária da população mundial 

Clica no título para veres o PowerPoint.


Relógio da população mundial

Clica acima para saberes mais!!!

População mundial

A população portuguesa

Clica acima para saberes mais sobre a população portuguesa, mundial e pirâmides etárias.


7 biliões de habitantes





Evolução da População Mundial



MATÉRIA PARA O 3º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA


CONTEÚDOS

OBJETIVOS

FONTES

7ºano

        Tema II - O MEIO NATURAL
2. Relevo
           Principais formas do litoral...





&  Definir linha de costa;
&  Definir  erosão marinha ou abrasão;
&  Indicar os tipos de costa que existem;
&  Identificar, numa figura/esquema, as principais formas do litoral;    
&  Definir as principais formas do litoral;
&  Compreender o processo de evolução de uma arriba;
&  Identificar/reconhecer as  principais formas litorais de Portugal;
&  Descrever algumas das formas do litoral português.
·    Manual de 7º ano pág. 136-143 (+ antigo)
·    Manual de 7º ano pág. 152-159 (+ recente)
·    Caderno/dossier.
·                Powerpoint “Principais formas do litoral”
·                Ficha Informativa “Principais formas do litoral”
·       Blog
pág. 8º ano


8º ano

       Tema I - POPULAÇÃO E POVOAMENTO

Evolução da população mundial


& Distinguir o nível de desenvolvimento dos países (Países Desenvolvidos - PD e Países em Desenvolvimento – PED);
& babyboomLocalizar os dois grupos de países no mapa-múndi;
& Localizar/identificar exemplos de PD e PED no mapa-múndi;
& Saber as outras designações atribuídas aos PD/PED (países ricos/países pobres…);
& Caraterizar os PD e os PED;
& Compreender a importância dos Censos ou recenseamentos;
&   Definir: demografia, natalidade, mortalidade, crescimento natural, crescimento efetivo, população absoluta, TN, TM, TCN, TCE, IF, IE, EMV e SM;
& Saber ler os valores das taxas referidas anteriormente (ex. TN= 12%0 – lê-se 12 por mil);
& Conhecer o significado das taxas mencionadas atrás (ex. 12%0 significa que por cada mil habitantes verificaram-se doze nascimentos);
& Calcular: crescimento natural, crescimento efetivo, saldo migratório,  taxa de natalidade,  taxa de mortalidade,   taxa de crescimento natural, taxa de crescimento efetivo de países/regiões;
& Explicar o significados dos resultados obtidos, com base nos cálculos de indicadores demográficos, refletindo sobre as respetivas implicações do ponto de vista demográfico;
& Conhecer a distribuição dos diferentes indicadores demográficos (TN, TM, TCN, TMI, EMV, IF, IE …) no mundo e os fatores que os influenciam;
&  Exemplificar e localizar países com diferentes valores dos indicadores mencionados anteriormente;
& Compreender as consequências de um valor do índice de fecundidade inferior a 2,1 por mulher;
& Identificar as diferentes fases de evolução da população mundial e o período em que ocorreram (regime demográfico primitivo - até 1750…)
& Descrever a evolução da população mundial, a partir da leitura de gráficos;
& Caracterizar as fases de evolução da população mundial;
& Conhecer/compreender a evolução da população nos PD/PED;
& Problematizar as consequências da desigual evolução demográfica nos países com diferentes graus de desenvolvimento;
& Compreender o MTD (Modelo de Transição Demográfica);
& Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas…) referentes a esta temática.
·    Manual de 8º ano pág. 8-25
·    Powerpoints: I  “Indicadores demográficos”
II - “Comportamento  e  distribuição da
taxa de natalidade, índice  de fecundidade e renovação de geraçõe”
III -  “Comportamento  e  distribuição
da  TM, TMI e TCN”
IV –“Comportamento  e  distribuição da EMV
e  IE”
V -  “Evolução pop. mundial”
Guiões de exploração dos Pwerpoints acima mencionados

·     Atividades do manual
·     Mapa PD e PED
·     Caderno














·    Blog
    pág. 8º ano
Nota: Como sabes uma das competências mais importantes da disciplina de Geografia é a localização espacial, assim é      muito importante que saibas localizar países do mundo.
           Esta competência será testada em todos os testes que realizares ao longo do ano letivo.
           Atenção:   Deves trazer lápis de cor e máquina de calcular para o teste.


Países desenvolvidos e Países em Desenvolvimento




Objetivos 2º Teste de Geografia



Agrupamento de Escolas de Reguengos  de Monsaraz
EB Nº 1 de Reguengos de Monsaraz
2018/2019
OBJETIVOS
Teste de Avaliação
Geografia
3º Ciclo do Ensino Básico
8º Ano

MATÉRIA PARA O 2º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA

CONTEÚDOS

O que devo saber

FONTES
Tema II - O MEIO NATURAL
1. Principais climas e formações vegetais
Os elementos do clima
Os fatores do clima









&  Definir/distinguir estado de tempo de clima;
&  Definir elementos do clima; 
&  Conhecer/definir cada um dos elementos do clima;
&  Definir fatores do clima;       
&  Conhecer a variação da temperatura com a latitude;
&  Relacionar a distribuição da precipitação mundial com a influência dos principais centros de pressão atmosférica;
& Definir massa de ar;
& Conhecer/identificar as principais massas de ar;
& Identificar e explicar os diferentes tipos de chuvas (orográficas, convectivas e frontais)
& Conhecer a influência do relevo na variação da temperatura e da precipitação;
& Explicar a influência do relevo na variação da temperatura e da precipitação;
& Distinguir vertente soalheira de vertente úmbria;
& Conhecer como a posição do mar influencia a temperatura e a precipitação;
& Compreender/explicar a posição do mar influencia a temperatura e da precipitação;
& Conhecer a influência das correntes marítimas na temperatura e na precipitação;
·     Manual pág. 78-85; 88-98
·     Manual novo pág. 80-83; 89-107; CA – Fichas 13 à 16
·     CA novo – Fichas 13 à 17
·      Fichas de Trabalho 1, 2, 3, 4 e 5
·     PowerPoint: “Estado do tempo/clima;  elementos e fatores climáticos” e  “Fatores climáticos”;
·     Caderno/dossier.
·        Blog:
pág. 8º ano





Principais climas
Climas quentes
Climas temperados
Climas frios
&  Identificar/localizar as diferentes zonas climáticas;
& Compreender a existência de diferentes zonas climáticas na Terra;
& Identificar gráficos termo pluviométricos;
& Dizer o que é um gráfico termo pluviométrico;
& Interpretar um gráfico termo pluviométrico;
&  Definir temperatura média anual (TMA), amplitude térmica anual (ATA),  total anual de precipitação (TAP) e mês seco;
&  Calcular a TMA; a ATA; a TAP e os meses secos;
&  Identificar/distinguir os três grandes conjuntos de climas no mundo (climas quentes, temperados e frios);
&  Identificar/conhecer os tipos de climas quentes (equatorial, tropical húmido, tropical seco e desértico), temperados (temperado mediterrânico, temperado continental e temperado marítimo) e frios de latitude  ( frio polar e frio subpolar)  e de altitude ou de montanha, com base em gráficos termo pluviométricos;
&  Caraterizar cada um dos climas a partir da análise de gráficos termo pluviométricos;
&  Distinguir os climas entre si;
&  Compreender a existência de diferentes climas no mundo;
&  Identificar/caraterizar as principais formações vegetais associadas a cada clima.
&  Identificar os produtos agrícolas associados a cada clima.
·       Manual pág. 82-83; 100-113
·     Manual novo pág. 108-127; 130-131
·         PowerPoint: “Construção de gráficos termo pluviométricos” e “Climas do mundo”.
·      CA – Fichas 17 à 20
·     CA novo – Fichas 18 à 22  
·     Fichas de Trabalho 6,7,8 e 9

·          Caderno/Dossier

·           Blog:
4. Grandes espaços geográficos
&  Identificar num planisfério países dos diferentes continentes;
&  Localizar, num planisfério, países dos diferentes continentes.
·        Manual mais novo pág. 61, 68-77
·        Pág. 61, 66-71 – manual mais antigo
·        Blog:
Nota: É imprescindível consultares o teu caderno diário ou dossier onde tens, também, a matéria lecionada nas aulas.
Atenção:   Deves trazer lápis de cor, régua e máquina de calcular para o teste.

Climas do Mundo

Fatores do clima

Clica acima para visualizares os PowerPoints.


MATÉRIA PARA O 1º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - 8º ano


CONTEÚDOS

O que devo saber…

FONTES
Tema II - O MEIO NATURAL
1. Principais climas e formações vegetais
Os elementos do clima
Os fatores do clima


& Definir/distinguir estado de tempo de clima;
& Conhecer/identificar os elementos do clima;
& Definir elementos do clima; 
& Conhecer/definir cada um dos elementos do clima;
& Conhecer/identificar os instrumentos de medição dos diferentes elementos climáticos e as unidades de medida;
& Definir fatores do clima;       
& Conhecer/identifica/definir os diferentes fatores do clima;
& Conhecer a variação da temperatura com a latitude;
& Explicar a variação da temperatura com a latitude;
& Conhecer/compreender o movimento de translação da Terra e as suas consequências;
& Identificar/localizar as diferentes zonas climáticas da Terra;
& Compreender a existência de diferentes zonas climáticas na Terra;
& Identificar centros de baixas e altas pressões, através de imagens/figuras;
& Caraterizar o movimento do ar nos centros de baixas e altas pressões;
& Identificar o estado de tempo associado aos centros de baixas e altas pressões;
& Explicar o estado de tempo associado aos centros de baixas e altas pressões;
& Conhecer a variação da pressão atmosférica com a latitude;
&  Interpretar o mapa da distribuição da precipitação;
& Relacionar a distribuição da precipitação mundial com a influência dos principais centros de pressão atmosférica.
·       Manual pág. 78-81; 84 – 95
·       Manual novo pág. 80-85; 88-97; 100-101
·       CA – Fichas 13, 14, 15 e 16 (só pág. 37)
·       CA novo –Fichas13,14,15,
16 e 17 (só pág. 39)
·       Fichas de Trabalho 1, 2,
·       PowerPoint: “Estado do tempo/clima;  elementos e fatores climáticos” e “Fatores climáticos”.
·       Caderno/dossier.



·           Blog:
pág. 8º ano



Ano Letivo 2018-2019


Migrações Internas




MATÉRIA PARA O 5º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA



 O que devo saber…

FONTES
8º ano
Tema I - POPULAÇÃO E POVOAMENTO

3. Mobilidade
da
População
s  Distinguir o nível de desenvolvimento dos países (Países Desenvolvidos - PD e Países em Desenvolvimento – PED);
s  babyboomLocalizar os dois grupos de países no mapa-múndi;
s  Localizar/identificar exemplos de PD e PED no mapa-múndi;
s  Saber as outras designações atribuídas aos PD/PED (países ricos/países pobres…);
s  Caraterizar os PD e os PED;
s  Definir migrações;
s  Definir os tipos de migrações (êxodo rural, êxodo urbano, migrações diárias/pendulares/quotidianas, sazonais, semanais, turísticas, emigração, imigração…);
s  Classificar as migrações da população quanto: ao espaço – (internas e externas); à duração - (temporárias e definitivas/permanentes) e à forma (livres/forçadas e legais/ilegais);
s  Identificar os diferentes tipos de migrações (êxodo rural, êxodo urbano, migrações diárias/pendulares/quotidianas, semanais, sazonais, turísticas, emigração, imigração…);
s  Conhecer/compreender as causas das migrações (naturais, religiosas, económicas, políticas, socioculturais, turísticas, bélicas…);
s  Conhecer/compreender as consequências das migrações nas áreas de partida e de chegada;
s  Conhecer/localizar os principais fluxos migratórios assim como as principais áreas de partida e de chegada no mundo;
s  Compreender as migrações internacionais;
s  Compreender no tempo e no espaço as migrações em Portugal.
s  Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta temática.
·     Manual pág. 54-67
·     Guião do PowerPoint I
Mobilidade da população” – Tipos e causas das Migrações
·     Guião do PowerPoint II
Mobilidade da população” – Consequências e fluxos migratórios
   
·     Atividades do manual de Geografia de 8º ano
·     FT 6  “ As Migrações”

·      Mapa PD e PED

·      Planisfério político (dado pela docente aos alunos)


·      Blog
pág. 8º ano


4.  Cidades, principais áreas de fixação humana


s  Dar uma definição de cidade;
s  Referir/explicar critérios utilizados na definição de cidade;
s  Conhecer os critérios de definição de cidade em Portugal;
s   Mencionar/explicar os fatores responsáveis pelo surgimento das cidades;
s  Conhecer e distinguir a evolução urbana nos PD e nos PED;
s  Explicar os principais fatores de crescimento das cidades em países com diferentes graus de desenvolvimento (PD e PED);
s  Compreender as consequências do forte crescimento urbano em países com diferentes graus de desenvolvimento;
s  Localizar/identificar as principais aglomerações urbanas do Mundo por país, continente e grupo de países na atualidade (ver mapa pág. 74-75 – manual);
s  Salientar alguns problemas das cidades;
s  Apontar soluções para alguns dos problemas das cidades;
s  Discutir a importância das cidades sustentáveis;
s  Definir função urbana de área funcional;
s  Conhecer as diferentes funções das cidades;
s  Referir/caraterizar algumas funções das cidades (comercial, industrial, religiosa…);
s  Conhecer/caraterizar a morfologia urbana/tipos de plantas (ortogonal, radio concêntrica e irregular);
s  Descrever as diferenças entre modo de vida rural  e  modo de vida urbano;
s  Compreender as relações de interdependência entre a cidade e o espaço rural;
s  Refletir sobre a qualidade de vida na cidade e no espaço rural;
s  Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas…) referentes aos indicadores/dados demográficos mencionados.

·      Manual pág. 68-89;
·      PowerPoint “

·      Caderno do aluno
·      Atividades do manual de Geografia de 8º ano

·      FT 7 “As cidades”

·      FT 8 “Plantas das cidades”

·      Mapa PD e PED

·      Planisfério político (dado pela docente aos alunos)


·      Blog
pág. 8º ano
Nota: como sabes uma das competências mais importantes da disciplina de Geografia é a localização espacial, assim é      muito importante que saibas localizar países do mundo, cidades… Esta competência será testada em todos os testes que realizares ao longo do ano letivo.

Atenção: Deves trazer lápis de cor para o teste.


Mobilidade da População II

Clica acima para veres o  PowerPoint  II sobre "As Migrações da População".

Mobilidade da População I

Clica acima para veres o PowerPoint sobre "As Migrações da População".



MATÉRIA PARA O 4º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA


OBJETIVOS

FONTES
8º ano
Tema I - POPULAÇÃO E POVOAMENTO

1. Evolução da população mundial
1.11 A estrutura etária da pop. no mundo
1.12 A estrutura etária da pop. em Portugal
1.13 As políticas demográficas

s  Distinguir o nível de desenvolvimento dos países (Países Desenvolvidos - PD e Países em Desenvolvimento – PED);
s  babyboomLocalizar os dois grupos de países no mapa-múndi;
s  Localizar/identificar exemplos de PD e PED no mapa-múndi;
s  Saber as outras designações atribuídas aos PD/PED (países ricos/países pobres…);
s  Caraterizar os PD e os PED;
s  Definir estrutura etária, pirâmide etária, grupo etário, classe etária, classe oca, política natalista e política anti natalista;
s  Identificar/conhecer os contrastes nas estruturas etárias dos Países Desenvolvidos e dos Países em Desenvolvimento;
s  Explicar as principais diferenças entre as estruturas etárias dos Países Desenvolvidos e dos Países em Desenvolvimento;
s  Caraterizar a pirâmide etária dos PD e dos PED;
s  Interpretar/analisar pirâmides etárias de diferentes países/regiões;
s  Conhecer/identificar/caraterizar os diferentes tipos de pirâmides etárias;
s  Identificar alguns problemas que resultam da população envelhecida nos Países Desenvolvidos e da população jovem nos Países em Desenvolvimento;
s  Saber o que são políticas natalistas/anti natalistas e conhecer as suas medidas;
s   Compreender os seus objetivos;
s  Identificar/localizar países que aplicam estas medidas;
s  Compreender a necessidade de aplicar políticas natalistas e  anti- natalistas;
s  Justificar o grupo de países que mais contribui para o aumento da população mundial;
s  Compreender o grupo de países responsável pelo envelhecimento da população;
s  Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) sobre esta temática.
·     Manual pág. 27-33; 37-39;

·     FT 4 “Estrutura etária da população”

·     FInformativa “Tipos de pirâmides etárias”

·     Atividades do manual

·      Mapa PD e PED

·      Planisfério político (dado pela docente aos alunos)


·      Blog
pág. 8º ano


2. Distribuição da população mundial


s  Distinguir população absoluta ou total de densidade populacional;
s  Definir áreas atrativas e repulsivas;
s  Conhecer/compreender a forma como se distribui a população mundial
nos hemisférios,  em latitude e no mundo;
s  Definir formigueiros humanos e vazios humanos;
s  Conhecer as grandes concentrações humanas/formigueiros humanos/focos populacionais (Ásia Oriental, Ásia Meridional, Europa Ocidental e Central e  NE dos EUA);
s  Localizar no mapa-múndi as grandes concentrações humanas /formigueiros humanos referidos anteriormente;
s  Conhecer os fatores responsáveis pela distribuição da população mundial: atrativos e repulsivos (naturais e humanos);
s  Explicar a existência dos formigueiros humanos/focos populacionais;
s  Conhecer alguns países que fazem parte destes focos populacionais;
s  Conhecer os tipos de vazios humanos: regiões frias (polares e subpolares), desertos, grandes florestas e altas montanhas;
s  Conhecer/localizar alguns exemplos de vazios humanos no mapa-múndi (deserto do Sahara, floresta Amazónica, Himalaias…)
s  Explicar a existência dos vazios humanos;
s  Compreender como se distribui a população no território português;
s  Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas…) referentes aos indicadores/dados demográficos mencionados.

·     Manual pág. 40-53;

·      Ficha “Distribuição da Pop. Mundial”

·      FT nº 5

·      Atividades do manual
·      Planisfério político (dado pela docente aos alunos)
·      Caderno


·     Blog
    pág. 8º ano
Nota: como sabes uma das competências mais importantes da disciplina de Geografia é a localização espacial, assim é      muito importante que saibas localizar países do mundo. Esta competência será testada em todos os testes que realizares ao longo do ano letivo.

Atenção:   Deves trazer lápis de cor para o teste.





METAS/OBJETIVOS (MATÉRIA) PARA O 3º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA 

CONTEÚDOS

OBJETIVOS

FONTES
7ºano
Tema II - O MEIO NATURAL
1. Principais climas e formações vegetais
O Clima em Portugal

2. Relevo
Principais formas do litoral
& Identificar o clima de Portugal.
& Conhecer os principais domínios climáticos em Portugal.
&  Distinguir os domínios climáticos entre si;
& Associar os diferentes domínios climáticos à região onde ocorrem.



&  Definir linha de costa;
&  Definir  erosão marinha ou abrasão;
&  Indicar os tipos de costa que existem;
&  Identificar, numa figura/esquema, as principais formas do litoral;    
&  Definir as principais formas do litoral;
&  Compreender o processo de evolução de uma arriba;
&  Identificar/reconhecer as  principais formas litorais de Portugal;
&  Descrever algumas das formas do litoral português.


·     Manual de 7º ano pág. 114-115
·     Caderno/dossier.
·                   Powerpoint “Climas do mundo” (a partir do diapositivo 33)
·                   Ficha Informativa 1 “O clima de Portugal”
·     Manual de 7º ano pág. 136-141
·     Caderno/dossier.
·                   Powerpoint “Principais formas do litoral” Ficha Inf. “Principais formas do litoral”
·        Blog
pág. 8º ano


8º ano
Tema I - POPULAÇÃO E POVOAMENTO

Evolução da população mundial


& Distinguir o nível de desenvolvimento dos países (Países Desenvolvidos - PD e Países em Desenvolvimento – PED);
& babyboomLocalizar os dois grupos de países no mapa-múndi;
& Localizar/identificar exemplos de PD e PED no mapa-múndi;
& Saber as outras designações atribuídas aos PD/PED (países ricos/países pobres…);
& Caraterizar os PD e os PED;
& Compreender a importância dos Censos ou recenseamentos;
&   Definir: demografia, natalidade, mortalidade, crescimento natural, crescimento efetivo, população absoluta, taxa de natalidade, taxa de mortalidade,  taxa de mortalidade infantil,    taxa de crescimento natural, taxa de crescimento efetivo, índice sintético de fecundidade, índice de envelhecimento, esperança média de vida e saldo migratório;
&Saber ler os valores das taxas referidas anteriormente (ex. TN= 12%0 – lê-se 12 por mil);
&Conhecer o significado das taxas mencionadas atrás (ex. 12%0 significa que por cada mil habitantes verificaram-se doze nascimentos);
& Calcular: crescimento natural, crescimento efetivo, saldo migratório,  taxa de natalidade,  taxa de mortalidade,   taxa de crescimento natural, taxa de crescimento efetivo de países/regiões;
& Explicar o significados dos resultados obtidos, com base nos cálculos de indicadores demográficos, refletindo sobre as respetivas implicações do ponto de vista demográfico;
& Conhecer a distribuição dos diferentes indicadores demográficos (TN, TM, TCN, TMI, EMV, IF, IE …) no mundo e os fatores que os influenciam;
&  Exemplificar e localizar países com diferentes valores dos indicadores mencionados anteriormente;
& Compreender as consequências de um valor do índice de fecundidade inferior a 2,1 por mulher;
&Identificar as diferentes fases de evolução da população mundial e o período em que ocorreram (regime demográfico primitivo - até 1750…)
& Descrever a evolução da população mundial, a partir da leitura de gráficos;
&Caracterizar as fases de evolução da população mundial;
&Conhecer/compreender a evolução da população nos PD/PED;
& Problematizar as consequências da desigual evolução demográfica nos países com diferentes graus de desenvolvimento;
& Compreender o MTD (Modelo de Transição Demográfica);
& Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas, gráficos, tabelas…) referentes aos indicadores/dados demográficos mencionados.

·     Manual de 8º ano pág. 8-26
·     Powerpoints: I  “Indicadores demográficos”
II - “Comportamento e distrib. de indicadores demográficos”
III -  “Outros indicadores demográficos e sua distribuição”
IV – “Evolução pop. mundial”
Guiões de exploração dos Pwerpoints acima mencionados
·      Atividades do manual
·      Mapa PD e PED
·      Planisfério político (dado pela docente aos alunos)
·      Caderno














·     Blog
    pág. 8º ano
Nota: É imprescindível consultares o teu caderno diário ou dossier onde tens, também, a matéria lecionada nas aulas.

Atenção:   Deves trazer lápis de cor, régua e máquina de calcular para o teste.

Evolução da População Mundial e MTD - IV

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Evolução da População - Outros Indicadores Demográficos III

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Evolução da População - Indicadores Demográficos II

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Evolução da população - Indicadores demográficos I

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Principais Formas do Litoral 17-18

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A diversidade climática de Portugal

Clica acima para saberes mais.

Regiões climáticas de Portugal Continental

Diversidade climática em Portugal Continental





Objetivos 2º Teste de Avaliação de Geografia

MATÉRIA PARA O 2º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA

CONTEÚDOS

OBJETIVOS

FONTES
Tema II - O MEIO NATURAL
1. Principais climas e formações vegetais
Os elementos do clima
Os fatores do clima


&  Definir/distinguir estado de tempo de clima;
&  Definir elementos do clima; 
&  Conhecer/definir cada um dos elementos do clima;
&  Definir fatores do clima;       
&  Conhecer a variação da temperatura com a latitude;
&  Relacionar a distribuição da precipitação mundial com a influência dos principais centros de pressão atmosférica;
& Definir massa de ar;
& Conhecer/identificar as principais massas de ar;
& Identificar e explicar os diferentes tipos de chuvas (orográficas, convectivas e frontais)
& Conhecer a influência do relevo na variação da temperatura e da precipitação;
& Explicar a influência do relevo na variação da temperatura e da precipitação;
& Distinguir vertente soalheira de vertente úmbria;
& Conhecer como a proximidade/afastamento do mar influencia a temperatura e a precipitação;
& Compreender/explicar a influência da proximidade/ afastamento do mar na variação da temperatura e da precipitação.
·     Manual pág. 78-85; 88-98
·     Manual novo pág. 80-83; 89-107; CA – Fichas 13 à 16
·     CA novo – Fichas 13 à 21
·      Fichas de Trabalho 1, 2, 2.1, 3,4,5, 6 e 7
·     PowerPoint: “Estado do tempo/clima;  elementos e fatores climáticos”; “Fatores climáticos”; “Construção de gráficos termo pluviométricos” e “Climas mundiais”
·     Caderno/dossier.
·        Blog:
pág. 8º ano




Principais climas
Climas quentes
Climas temperados
Climas frios
&  Identificar/localizar as diferentes zonas climáticas;
& Compreender a existência de diferentes zonas climáticas na Terra;
& Identificar gráficos termo pluviométricos;
& Dizer o que é um gráfico termo pluviométrico;
& Interpretar um gráfico termo pluviométrico;
&  Definir temperatura média anual (TMA), amplitude térmica anual (ATA),  total anual de precipitação (TAP) e mês seco;
&  Calcular a TMA; a ATA; a TAP e os meses secos;
&  Identificar/distinguir os três grandes conjuntos de climas no mundo (climas quentes, temperados e frios);
&  Identificar/conhecer os tipos de climas quentes (equatorial, tropical húmido, tropical seco e desértico), temperados (temperado mediterrânico, temperado continental e temperado marítimo) e frios de latitude  ( frio polar e frio subpolar)  e de altitude ou de montanha, com base em gráficos termo pluviométricos;
&  Caraterizar cada um dos climas a partir da análise de gráficos termo pluviométricos;
&  Distinguir os climas entre si;
&  Identificar/caraterizar as principais formações vegetais associadas a cada clima.
&  Identificar os produtos agrícolas associados a cada clima.
·       Manual pág. 82-83; 100-113
·     Manual novo pág. 108-127; 130-131
·         PowerPoint: “Construção de gráficos termo pluviométricos” e “Climas do mundo”.
·      CA – Fichas 17 à 20
·     CA novo – Fichas 18 à 22  
·          Caderno/Dossier

·           Blog:
Nota: É imprescindível consultares o teu caderno diário ou dossier onde tens, também, a matéria lecionada nas aulas.
Atenção:   Deves trazer lápis de cor, régua e máquina de calcular para o teste.

Climas do mundo

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Como construir um gráfico termo pluviométrico?

Clica acima para visualizares o PowerPoint.

Objetivos Geografia 1º Teste

Clica acima para veres os objetivos.

Fatores Climáticos 17-18

Clica acima para visualizares o PowerPoint.

Estado Tempo-Clima e Elementos-Fatores Climáticos 

Clica acima para veres  este PowerPoint.

Proposta de correção Teste Diagnóstico 8º ano - 17-18

Clica acima para veres a proposta de correção do Teste Diagnóstico.

Ano Letivo 2017-2018

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