MATÉRIA PARA O
4º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
Devo saber...
FONTES
8º ano
Tema I - POPULAÇÃO E POVOAMENTO
1. Evolução da população mundial
1.11 A estrutura etária da pop. no mundo
1.12 A estrutura etária da pop. em Portugal
1.13 As políticas demográficas
s Distinguir o nível de desenvolvimento dos países
(Países Desenvolvidos - PD e Países em Desenvolvimento – PED);
s Localizar os dois grupos de países no mapa-múndi;
s Localizar/identificar exemplos de PD e PED no
mapa-múndi;
s Saber as outras designações atribuídas aos PD/PED
(países ricos/países pobres…);
s Caraterizar os PD e os PED;
s
Definir estrutura
etária, pirâmide etária, grupo etário, classe etária, classe oca, política
natalista e política anti natalista;
s
Identificar/conhecer
os contrastes nas estruturas etárias dos Países Desenvolvidos e dos Países em
Desenvolvimento;
s
Explicar as
principais diferenças entre as estruturas etárias dos Países Desenvolvidos e
dos Países em Desenvolvimento;
s
Caraterizar a
pirâmide etária dos PD e dos PED;
s
Interpretar/analisar
pirâmides etárias de diferentes países/regiões;
s
Conhecer/identificar/caraterizar
os diferentes tipos de pirâmides etárias;
s
Identificar
alguns problemas que resultam da população envelhecida nos Países
Desenvolvidos e da população jovem nos Países em Desenvolvimento;
s
Saber o que são
políticas natalistas/anti natalistas e conhecer as suas medidas;
s
Compreender os seus objetivos;
s
Identificar/localizar
países que aplicam estas medidas;
s
Compreender a
necessidade de aplicar políticas natalistas e
anti- natalistas;
s
Justificar o
grupo de países que mais contribui para o aumento da população mundial;
s
Compreender o
grupo de países responsável pelo envelhecimento da população;
s Interpretar/analisar/comentar
documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) sobre esta temática.
·
Manual pág. 27-33; 37-39;
·
FT “Estrutura etária da população”
·
FT “Tipos de pirâmides etárias”
·
TP2 “Como construir uma pirâmide etária”
·
Atividades do manual
·
CA - Fichas
efetuadas
·
Mapa PD e PED
· Planisfério político (mapa
final do manual)
·
Blog
pág.
8º ano
2. Distribuição da população mundial
s Distinguir população absoluta ou
total de densidade populacional;
Calcular a densidade populacional;
s Definir áreas atrativas e
repulsivas;
s Conhecer/compreender a forma como se
distribui a população mundial
nos hemisférios, em latitude e no mundo;
s Definir formigueiros humanos e
vazios humanos;
s Conhecer as grandes concentrações
humanas/formigueiros humanos/focos populacionais (focos principais- Ásia
Oriental, Ásia Meridional, Europa Ocidental e Central e NE dos EUAe focos secundários – SE da Ásia,
SE do Brasil, Golfo da Guiné... );
s Localizar no mapa-múndi as grandes
concentrações humanas /formigueiros humanos referidos anteriormente;
s Conhecer os fatores responsáveis
pela distribuição da população mundial: atrativos e repulsivos (naturais e
humanos);
s Explicar a existência dos
formigueiros humanos/focos populacionais;
s Conhecer alguns países que fazem
parte destes focos populacionais;
s Conhecer os tipos de vazios humanos:
regiões frias (polares e subpolares), desertos, grandes florestas e altas
montanhas;
s Conhecer/localizar alguns exemplos
de vazios humanos no mapa-múndi (deserto do Sahara, floresta Amazónica,
Himalaias…)
s Explicar a existência dos vazios
humanos;
s Compreender como se distribui a população
no território português;
s Interpretar/analisar/comentar
documentos (mapas, gráficos, tabelas…) referentes aos indicadores/dados
demográficos mencionados.
·
Manual pág. 40-53;
·
PowerPoint “Distribuição e
mobilidade da população”
·
FT 13 “Distribuição da Pop. Mundial”
·
FT14 – Distribuição da população no mundo
·
Atividades do manual
·
Planisfério político (dado pela docente aos alunos)
·
Caderno
·
Blog
pág. 8º ano
Nota: como sabes uma das competências mais
importantes da disciplina de Geografia é a localização
espacial, assim é muito
importante que saibas localizar países do mundo. Esta competência será testada
em todos os testes que realizares ao longo do ano letivo.
Atenção: Deves
trazer lápis de cor para o teste e máquina de calcular.
Devo saber...
FONTES
8º ano
Tema I - POPULAÇÃO E POVOAMENTO
1. Evolução da população mundial
1.11 A estrutura etária da pop. no mundo
1.12 A estrutura etária da pop. em Portugal
1.13 As políticas demográficas
s Distinguir o nível de desenvolvimento dos países
(Países Desenvolvidos - PD e Países em Desenvolvimento – PED);
s Localizar os dois grupos de países no mapa-múndi;
s Localizar/identificar exemplos de PD e PED no
mapa-múndi;
s Saber as outras designações atribuídas aos PD/PED
(países ricos/países pobres…);
s Caraterizar os PD e os PED;
s
Definir estrutura
etária, pirâmide etária, grupo etário, classe etária, classe oca, política
natalista e política anti natalista;
s
Identificar/conhecer
os contrastes nas estruturas etárias dos Países Desenvolvidos e dos Países em
Desenvolvimento;
s
Explicar as
principais diferenças entre as estruturas etárias dos Países Desenvolvidos e
dos Países em Desenvolvimento;
s
Caraterizar a
pirâmide etária dos PD e dos PED;
s
Interpretar/analisar
pirâmides etárias de diferentes países/regiões;
s
Conhecer/identificar/caraterizar
os diferentes tipos de pirâmides etárias;
s
Identificar
alguns problemas que resultam da população envelhecida nos Países
Desenvolvidos e da população jovem nos Países em Desenvolvimento;
s
Saber o que são
políticas natalistas/anti natalistas e conhecer as suas medidas;
s
Compreender os seus objetivos;
s
Identificar/localizar
países que aplicam estas medidas;
s
Compreender a
necessidade de aplicar políticas natalistas e
anti- natalistas;
s
Justificar o
grupo de países que mais contribui para o aumento da população mundial;
s
Compreender o
grupo de países responsável pelo envelhecimento da população;
s Interpretar/analisar/comentar
documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) sobre esta temática.
·
Manual pág. 27-33; 37-39;
·
FT “Estrutura etária da população”
·
FT “Tipos de pirâmides etárias”
·
TP2 “Como construir uma pirâmide etária”
·
Atividades do manual
·
CA - Fichas
efetuadas
·
Mapa PD e PED
· Planisfério político (mapa
final do manual)
·
Blog
pág.
8º ano
2. Distribuição da população mundial
s Distinguir população absoluta ou
total de densidade populacional;
Calcular a densidade populacional;
s Definir áreas atrativas e
repulsivas;
s Conhecer/compreender a forma como se
distribui a população mundial
nos hemisférios, em latitude e no mundo;
s Definir formigueiros humanos e
vazios humanos;
s Conhecer as grandes concentrações
humanas/formigueiros humanos/focos populacionais (focos principais- Ásia
Oriental, Ásia Meridional, Europa Ocidental e Central e NE dos EUAe focos secundários – SE da Ásia,
SE do Brasil, Golfo da Guiné... );
s Localizar no mapa-múndi as grandes
concentrações humanas /formigueiros humanos referidos anteriormente;
s Conhecer os fatores responsáveis
pela distribuição da população mundial: atrativos e repulsivos (naturais e
humanos);
s Explicar a existência dos
formigueiros humanos/focos populacionais;
s Conhecer alguns países que fazem
parte destes focos populacionais;
s Conhecer os tipos de vazios humanos:
regiões frias (polares e subpolares), desertos, grandes florestas e altas
montanhas;
s Conhecer/localizar alguns exemplos
de vazios humanos no mapa-múndi (deserto do Sahara, floresta Amazónica,
Himalaias…)
s Explicar a existência dos vazios
humanos;
s Compreender como se distribui a população
no território português;
s Interpretar/analisar/comentar
documentos (mapas, gráficos, tabelas…) referentes aos indicadores/dados
demográficos mencionados.
·
Manual pág. 40-53;
·
PowerPoint “Distribuição e
mobilidade da população”
·
FT 13 “Distribuição da Pop. Mundial”
·
FT14 – Distribuição da população no mundo
·
Atividades do manual
·
Planisfério político (dado pela docente aos alunos)
·
Caderno
·
Blog
pág. 8º ano
Jogo localização países, capitais, regiões...
Clica acima e explora!!!!|
Para localizares países, regiões, cidades...
Planisfério físico
Distribuicão da populacão no mundo
Clica no título para veres o PowerPoint.
Politicas Demograficas
Como analisar uma pirâmide etária?
Na análise de uma pirâmide etária deve fazer-se sempre
uma:
Introdução,
que refira a escala de análise (país, distrito, região, concelho…), a fonte e o
ano a que corresponde a informação;
Análise
geral, que apresente as principais características:
- análise da
base (estreita, larga, se tem diminuído ou aumentado);
- análise do
topo (se comparativamente com a base é largo ou estreito);
- as diferenças
entre os sexos.
Analise
pormenorizada, que explique as características da
pirâmide em relação à:
- natalidade;
- mortalidade;
- esperança
média de vida;
- acidentes
demográficos (guerras migrações, epidemias…)
Conclusão,
que classifique a população:
- jovem;
- jovem com
tendência para envelhecer;
- adulta;
- envelhecida;
- envelhecida
com tendência para rejuvenescer.
___________________
//___________________
Recorda...
Existem quatro tipos de pirâmides etárias,
classificadas quanto à sua forma:
Pirâmide Jovem ou crescente
Base larga e topo estreito, país pouco desenvolvidocom TN elevada e baixa EMV-
Pirâmide Adulta ou Transição
Zona central tão larga quanto a base, país emdesenvolvimento com uma ligeira quebra na TN
-Pirâmide Idosa ou Decrescente
Base estreita e Topo largo, país desenvolvido, baixaTN e elevada EMV
-Pirâmide rejuvenescente
Idêntica à Idosa, ligeiro aumento na largura da Base frutodas politicas natalistas.
Pirâmide Jovem ou crescente
Base larga e topo estreito, país pouco desenvolvidocom TN elevada e baixa EMV-
Pirâmide Adulta ou Transição
Zona central tão larga quanto a base, país emdesenvolvimento com uma ligeira quebra na TN
-Pirâmide Idosa ou Decrescente
Base estreita e Topo largo, país desenvolvido, baixaTN e elevada EMV
-Pirâmide rejuvenescente
Idêntica à Idosa, ligeiro aumento na largura da Base frutodas politicas natalistas.
Nota: Consulta a ficha de trabalho "Tipos de pirâmides etárias".
Pirâmides etárias do mundo 1950-2100
Muito, muito interessante!!!!Gráficos interativos!!!!
Clica acima para saberes mais!!!
Muito, muito interessante!!!!Gráficos interativos!!!!
Clica acima para saberes mais!!!Estrutura etária da população mundial
Clica no título para veres o PowerPoint.
Relógio da população mundial
Clica acima para saberes mais!!!
População mundial
A população portuguesa
Clica acima para saberes mais sobre a população portuguesa, mundial e pirâmides etárias.
7 biliões de habitantes
Clica acima para saberes mais sobre a população portuguesa, mundial e pirâmides etárias.
7 biliões de habitantes
7 biliões de habitantes
Evolução da População Mundial
MATÉRIA PARA O 3º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
FONTES
|
7ºano
Tema II - O MEIO NATURAL
2. Relevo
Principais formas do litoral...
|
& Definir linha de costa;
& Definir erosão marinha ou abrasão;
& Indicar os tipos de costa que
existem;
& Identificar, numa figura/esquema,
as principais formas do litoral;
& Definir as principais formas do
litoral;
& Compreender o processo de evolução
de uma arriba;
& Identificar/reconhecer as principais formas litorais de Portugal;
& Descrever algumas das formas do
litoral português.
|
·
Manual de 7º ano pág. 136-143 (+ antigo)
·
Manual de 7º ano pág. 152-159 (+ recente)
·
Caderno/dossier.
·
Powerpoint “Principais
formas do litoral”
·
Ficha Informativa “Principais formas do litoral”
·
Blog
pág. 8º ano
|
8
|
& Distinguir o nível de desenvolvimento dos países
(Países Desenvolvidos - PD e Países em Desenvolvimento – PED);
& Localizar os dois grupos de países no mapa-múndi;
& Localizar/identificar exemplos de PD e PED no
mapa-múndi;
& Saber as outras designações atribuídas aos PD/PED
(países ricos/países pobres…);
& Caraterizar os PD e os PED;
& Compreender a importância dos Censos ou recenseamentos;
& Definir:
demografia, natalidade, mortalidade, crescimento natural, crescimento
efetivo, população absoluta, TN, TM, TCN, TCE, IF, IE, EMV e SM;
& Saber ler os valores das taxas referidas anteriormente (ex. TN= 12%0 – lê-se 12 por mil);
& Conhecer o significado das taxas mencionadas atrás
(ex. 12%0 significa que por cada
mil habitantes verificaram-se doze nascimentos);
& Calcular: crescimento natural, crescimento efetivo,
saldo migratório, taxa de
natalidade, taxa de mortalidade, taxa de crescimento natural, taxa de
crescimento efetivo de países/regiões;
& Explicar o significados dos resultados obtidos, com
base nos cálculos de indicadores demográficos, refletindo sobre as respetivas
implicações do ponto de vista demográfico;
& Conhecer a distribuição dos diferentes indicadores
demográficos (TN, TM, TCN, TMI, EMV, IF, IE …) no mundo e os fatores que os
influenciam;
& Exemplificar
e localizar países com diferentes valores dos indicadores mencionados
anteriormente;
& Compreender as consequências de um valor do índice
de fecundidade inferior a 2,1 por mulher;
& Identificar as diferentes fases de evolução da
população mundial e o período em que ocorreram (regime demográfico primitivo
- até 1750…)
& Descrever a evolução da população mundial, a partir
da leitura de gráficos;
& Caracterizar as fases de evolução da população
mundial;
& Conhecer/compreender a evolução da
população nos PD/PED;
& Problematizar as consequências da
desigual evolução demográfica nos países com diferentes graus de
desenvolvimento;
& Compreender o MTD (Modelo de
Transição Demográfica);
& Interpretar/analisar/comentar
documentos (mapas, gráficos, tabelas…) referentes a esta temática.
|
·
Manual de 8º ano pág. 8-25
·
Powerpoints: I “Indicadores demográficos”
II - “Comportamento e distribuição da
taxa de natalidade, índice de
fecundidade e renovação de geraçõe”
III - “Comportamento e
distribuição
da TM, TMI e TCN”
IV –“Comportamento e distribuição da EMV
e IE”
V - “Evolução pop. mundial”
Guiões de exploração dos
Pwerpoints acima mencionados
·
Atividades do manual
·
Mapa PD e PED
·
Caderno
·
Blog
pág. 8º ano
|
Nota: Como sabes
uma das competências mais importantes da disciplina de Geografia é a localização espacial, assim é muito importante que saibas localizar
países do mundo.
Esta competência será testada em todos os testes que realizares ao longo
do ano letivo.
Atenção: Deves
trazer lápis de cor e máquina de calcular para o teste.
Objetivos 2º Teste de Geografia
Agrupamento
de Escolas de Reguengos de Monsaraz
EB Nº 1 de Reguengos
de Monsaraz
2018/2019
|
OBJETIVOS
Teste de
Avaliação
Geografia
|
3º Ciclo do
Ensino Básico
8º Ano
|
MATÉRIA PARA O
2º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
CONTEÚDOS
|
O que devo
saber
|
FONTES
|
Tema II - O
MEIO NATURAL
1. Principais climas e
formações vegetais
Os elementos do clima
Os fatores do clima
|
& Definir/distinguir estado de tempo de clima;
& Definir elementos do clima;
& Conhecer/definir cada um dos elementos do clima;
& Definir fatores do clima;
& Conhecer a
variação da temperatura com a latitude;
& Relacionar a
distribuição da precipitação mundial com a influência dos principais centros
de pressão atmosférica;
& Definir massa de ar;
& Conhecer/identificar as principais massas de ar;
& Identificar e explicar os diferentes tipos de chuvas
(orográficas, convectivas e frontais)
& Conhecer a influência do relevo na variação da
temperatura e da precipitação;
& Explicar a influência do relevo na variação da
temperatura e da precipitação;
& Distinguir vertente soalheira de vertente úmbria;
& Conhecer como a posição do mar influencia a
temperatura e a precipitação;
& Compreender/explicar a posição do mar influencia a
temperatura e da precipitação;
& Conhecer a influência das correntes marítimas na
temperatura e na precipitação;
|
· Manual pág. 78-85; 88-98
· Manual novo pág. 80-83; 89-107; CA –
Fichas 13 à 16
·
CA
novo – Fichas 13 à 17
·
Fichas de
Trabalho 1, 2, 3, 4 e 5
·
PowerPoint: “Estado
do tempo/clima; elementos e fatores
climáticos” e “Fatores climáticos”;
·
Caderno/dossier.
·
Blog:
pág. 8º ano
|
Principais climas
Climas quentes
Climas temperados
Climas frios
|
& Identificar/localizar as diferentes zonas
climáticas;
& Compreender a existência de diferentes zonas
climáticas na Terra;
& Identificar gráficos termo pluviométricos;
& Dizer o que é um gráfico termo pluviométrico;
& Interpretar um gráfico termo pluviométrico;
& Definir temperatura média anual (TMA), amplitude
térmica anual (ATA), total anual de
precipitação (TAP) e mês seco;
& Calcular a TMA; a ATA; a TAP e os meses secos;
& Identificar/distinguir os três grandes conjuntos de
climas no mundo (climas quentes, temperados e frios);
& Identificar/conhecer os tipos de climas quentes (equatorial, tropical
húmido, tropical seco e desértico), temperados
(temperado mediterrânico, temperado continental e temperado marítimo) e frios de latitude ( frio polar e frio subpolar) e de altitude ou de montanha, com base em
gráficos termo pluviométricos;
& Caraterizar cada um dos climas a partir da análise
de gráficos termo pluviométricos;
& Distinguir os climas entre si;
& Compreender a existência de diferentes climas no
mundo;
& Identificar/caraterizar as principais formações
vegetais associadas a cada clima.
& Identificar os produtos agrícolas associados a cada
clima.
|
· Manual pág. 82-83; 100-113
· Manual novo pág. 108-127; 130-131
·
PowerPoint: “Construção
de gráficos termo pluviométricos” e “Climas
do mundo”.
·
CA – Fichas
17 à 20
·
CA
novo – Fichas 18 à 22
·
Fichas de Trabalho 6,7,8 e 9
·
Caderno/Dossier
·
Blog:
|
4. Grandes espaços geográficos
|
& Identificar num planisfério países
dos diferentes continentes;
& Localizar, num planisfério, países
dos diferentes continentes.
|
·
Manual
mais novo pág. 61, 68-77
·
Pág.
61, 66-71 – manual mais antigo
·
Blog:
|
Nota: É imprescindível
consultares o teu caderno diário ou dossier onde tens, também,
a matéria lecionada nas aulas.
Atenção: Deves trazer lápis de cor, régua e máquina
de calcular para o teste.
Climas do Mundo
Fatores do clima
Clica acima para visualizares os PowerPoints.
MATÉRIA PARA O 1º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA - 8º ano
CONTEÚDOS
|
O que devo
saber…
|
FONTES
|
Tema II - O
MEIO NATURAL
1. Principais climas e
formações vegetais
Os elementos do clima
Os fatores do clima
|
& Definir/distinguir estado de tempo
de clima;
& Conhecer/identificar os elementos
do clima;
& Definir elementos do clima;
& Conhecer/definir cada um dos
elementos do clima;
& Conhecer/identificar os
instrumentos de medição dos diferentes elementos climáticos e as unidades de
medida;
& Definir fatores do clima;
& Conhecer/identifica/definir os
diferentes fatores do clima;
& Conhecer a variação da temperatura
com a latitude;
& Explicar a variação da temperatura
com a latitude;
& Conhecer/compreender o movimento de
translação da Terra e as suas consequências;
& Identificar/localizar as diferentes
zonas climáticas da Terra;
& Compreender a existência de
diferentes zonas climáticas na Terra;
& Identificar centros de baixas e
altas pressões, através de imagens/figuras;
& Caraterizar o movimento do ar nos
centros de baixas e altas pressões;
& Identificar o estado de tempo
associado aos centros de baixas e altas pressões;
& Explicar o estado de tempo associado aos centros de baixas
e altas pressões;
& Conhecer a variação da pressão
atmosférica com a latitude;
& Interpretar o mapa da distribuição da
precipitação;
& Relacionar a distribuição da
precipitação mundial com a influência dos principais centros de pressão
atmosférica.
|
· Manual pág. 78-81; 84 – 95
· Manual novo pág. 80-85; 88-97;
100-101
· CA – Fichas 13, 14, 15 e 16 (só pág.
37)
· CA novo –Fichas13,14,15,
16 e 17 (só
pág. 39)
·
Fichas de Trabalho 1, 2,
·
PowerPoint: “Estado
do tempo/clima; elementos e fatores
climáticos” e “Fatores climáticos”.
·
Caderno/dossier.
·
Blog:
pág.
8º ano
|
Ano Letivo 2018-2019
Migrações Internas
MATÉRIA PARA O
5º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
O que devo
saber…
FONTES
8º ano
Tema I - POPULAÇÃO E POVOAMENTO
3. Mobilidade
da
População
s Distinguir o nível de desenvolvimento dos países
(Países Desenvolvidos - PD e Países em Desenvolvimento – PED);
s Localizar os dois grupos de países no mapa-múndi;
s Localizar/identificar exemplos de PD e PED no
mapa-múndi;
s Saber as outras designações atribuídas aos PD/PED
(países ricos/países pobres…);
s Caraterizar os PD e os PED;
s Definir migrações;
s Definir os tipos de migrações (êxodo rural, êxodo
urbano, migrações diárias/pendulares/quotidianas, sazonais, semanais,
turísticas, emigração, imigração…);
s Classificar as migrações da população quanto: ao
espaço – (internas e externas); à duração - (temporárias e
definitivas/permanentes) e à forma (livres/forçadas e legais/ilegais);
s Identificar os diferentes tipos de migrações (êxodo
rural, êxodo urbano, migrações diárias/pendulares/quotidianas, semanais,
sazonais, turísticas, emigração, imigração…);
s Conhecer/compreender as causas das migrações
(naturais, religiosas, económicas, políticas, socioculturais, turísticas,
bélicas…);
s Conhecer/compreender as consequências das migrações
nas áreas de partida e de chegada;
s Conhecer/localizar os principais fluxos migratórios assim
como as principais áreas de partida e de chegada no mundo;
s Compreender as migrações internacionais;
s Compreender no tempo e no espaço as migrações em
Portugal.
s Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas,
gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta temática.
·
Manual pág. 54-67
·
Guião do PowerPoint I
“Mobilidade da população” –
Tipos e causas das Migrações
·
Guião do PowerPoint II
Mobilidade da
população” – Consequências e fluxos migratórios
·
Atividades do manual de Geografia de 8º ano
·
FT 6 “ As Migrações”
·
Mapa PD e PED
· Planisfério político (dado
pela docente aos alunos)
·
Blog
pág.
8º ano
4. Cidades, principais áreas de
fixação humana
s Dar uma definição de cidade;
s Referir/explicar critérios
utilizados na definição de cidade;
s Conhecer os critérios de definição
de cidade em Portugal;
s Mencionar/explicar os fatores responsáveis
pelo surgimento das cidades;
s Conhecer e distinguir a evolução
urbana nos PD e nos PED;
s Explicar os principais fatores de
crescimento das cidades em países com diferentes graus de desenvolvimento (PD
e PED);
s Compreender as consequências do
forte crescimento urbano em países com diferentes graus de desenvolvimento;
s Localizar/identificar as principais
aglomerações urbanas do Mundo por país, continente e grupo de países na
atualidade (ver mapa pág. 74-75 – manual);
s Salientar alguns problemas das
cidades;
s Apontar soluções para alguns dos
problemas das cidades;
s Discutir a importância das cidades
sustentáveis;
s Definir função urbana de área
funcional;
s Conhecer as diferentes funções das
cidades;
s Referir/caraterizar algumas funções
das cidades (comercial, industrial, religiosa…);
s Conhecer/caraterizar a morfologia
urbana/tipos de plantas (ortogonal, radio concêntrica e irregular);
s Descrever as diferenças entre modo
de vida rural e modo de vida urbano;
s Compreender as relações de
interdependência entre a cidade e o espaço rural;
s Refletir sobre a qualidade de vida
na cidade e no espaço rural;
s Interpretar/analisar/comentar
documentos (mapas, gráficos, tabelas…) referentes aos indicadores/dados
demográficos mencionados.
·
Manual pág. 68-89;
·
PowerPoint “
·
Caderno do aluno
·
Atividades do manual de Geografia de 8º ano
·
FT 7 “As cidades”
·
FT 8 “Plantas das cidades”
·
Mapa PD e PED
·
Planisfério político (dado pela docente aos alunos)
·
Blog
pág. 8º ano
Nota: como sabes uma das competências mais
importantes da disciplina de Geografia é a localização
espacial, assim é muito
importante que saibas localizar países do mundo, cidades… Esta competência será
testada em todos os testes que realizares ao longo do ano letivo.
Atenção: Deves trazer lápis de cor para
o teste.
Mobilidade da População II
Clica acima para veres o PowerPoint II sobre "As Migrações da População".
Mobilidade da População I
Clica acima para veres o PowerPoint sobre "As Migrações da População".
MATÉRIA PARA O
4º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
MATÉRIA PARA O
5º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
O que devo
saber…
|
FONTES
|
|
8º ano
Tema I - POPULAÇÃO E POVOAMENTO
3. Mobilidade
da
População
|
s Distinguir o nível de desenvolvimento dos países
(Países Desenvolvidos - PD e Países em Desenvolvimento – PED);
s Localizar os dois grupos de países no mapa-múndi;
s Localizar/identificar exemplos de PD e PED no
mapa-múndi;
s Saber as outras designações atribuídas aos PD/PED
(países ricos/países pobres…);
s Caraterizar os PD e os PED;
s Definir migrações;
s Definir os tipos de migrações (êxodo rural, êxodo
urbano, migrações diárias/pendulares/quotidianas, sazonais, semanais,
turísticas, emigração, imigração…);
s Classificar as migrações da população quanto: ao
espaço – (internas e externas); à duração - (temporárias e
definitivas/permanentes) e à forma (livres/forçadas e legais/ilegais);
s Identificar os diferentes tipos de migrações (êxodo
rural, êxodo urbano, migrações diárias/pendulares/quotidianas, semanais,
sazonais, turísticas, emigração, imigração…);
s Conhecer/compreender as causas das migrações
(naturais, religiosas, económicas, políticas, socioculturais, turísticas,
bélicas…);
s Conhecer/compreender as consequências das migrações
nas áreas de partida e de chegada;
s Conhecer/localizar os principais fluxos migratórios assim
como as principais áreas de partida e de chegada no mundo;
s Compreender as migrações internacionais;
s Compreender no tempo e no espaço as migrações em
Portugal.
s Interpretar/analisar/comentar documentos (mapas,
gráficos, tabelas, textos…) referentes a esta temática.
|
·
Manual pág. 54-67
·
Guião do PowerPoint I
“Mobilidade da população” –
Tipos e causas das Migrações
·
Guião do PowerPoint II
Mobilidade da
população” – Consequências e fluxos migratórios
·
Atividades do manual de Geografia de 8º ano
·
FT 6 “ As Migrações”
·
Mapa PD e PED
· Planisfério político (dado
pela docente aos alunos)
·
Blog
pág.
8º ano
|
4. Cidades, principais áreas de
fixação humana
|
s Dar uma definição de cidade;
s Referir/explicar critérios
utilizados na definição de cidade;
s Conhecer os critérios de definição
de cidade em Portugal;
s Mencionar/explicar os fatores responsáveis
pelo surgimento das cidades;
s Conhecer e distinguir a evolução
urbana nos PD e nos PED;
s Explicar os principais fatores de
crescimento das cidades em países com diferentes graus de desenvolvimento (PD
e PED);
s Compreender as consequências do
forte crescimento urbano em países com diferentes graus de desenvolvimento;
s Localizar/identificar as principais
aglomerações urbanas do Mundo por país, continente e grupo de países na
atualidade (ver mapa pág. 74-75 – manual);
s Salientar alguns problemas das
cidades;
s Apontar soluções para alguns dos
problemas das cidades;
s Discutir a importância das cidades
sustentáveis;
s Definir função urbana de área
funcional;
s Conhecer as diferentes funções das
cidades;
s Referir/caraterizar algumas funções
das cidades (comercial, industrial, religiosa…);
s Conhecer/caraterizar a morfologia
urbana/tipos de plantas (ortogonal, radio concêntrica e irregular);
s Descrever as diferenças entre modo
de vida rural e modo de vida urbano;
s Compreender as relações de
interdependência entre a cidade e o espaço rural;
s Refletir sobre a qualidade de vida
na cidade e no espaço rural;
s Interpretar/analisar/comentar
documentos (mapas, gráficos, tabelas…) referentes aos indicadores/dados
demográficos mencionados.
|
·
Manual pág. 68-89;
·
PowerPoint “
·
Caderno do aluno
·
Atividades do manual de Geografia de 8º ano
·
FT 7 “As cidades”
·
FT 8 “Plantas das cidades”
·
Mapa PD e PED
·
Planisfério político (dado pela docente aos alunos)
·
Blog
pág. 8º ano
|
Nota: como sabes uma das competências mais
importantes da disciplina de Geografia é a localização
espacial, assim é muito
importante que saibas localizar países do mundo, cidades… Esta competência será
testada em todos os testes que realizares ao longo do ano letivo.
Atenção: Deves trazer lápis de cor para
o teste.
Mobilidade da População II
Clica acima para veres o PowerPoint II sobre "As Migrações da População".
Mobilidade da População I
Clica acima para veres o PowerPoint sobre "As Migrações da População".
MATÉRIA PARA O 4º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
OBJETIVOS
|
FONTES
|
|
8º ano
Tema I - POPULAÇÃO E POVOAMENTO
1. Evolução da população mundial
1.11 A estrutura etária da pop. no mundo
1.12 A estrutura etária da pop. em Portugal
1.13 As políticas demográficas
|
s Distinguir o nível de desenvolvimento dos países
(Países Desenvolvidos - PD e Países em Desenvolvimento – PED);
s Localizar os dois grupos de países no mapa-múndi;
s Localizar/identificar exemplos de PD e PED no
mapa-múndi;
s Saber as outras designações atribuídas aos PD/PED
(países ricos/países pobres…);
s Caraterizar os PD e os PED;
s
Definir estrutura
etária, pirâmide etária, grupo etário, classe etária, classe oca, política
natalista e política anti natalista;
s
Identificar/conhecer
os contrastes nas estruturas etárias dos Países Desenvolvidos e dos Países em
Desenvolvimento;
s
Explicar as
principais diferenças entre as estruturas etárias dos Países Desenvolvidos e
dos Países em Desenvolvimento;
s
Caraterizar a
pirâmide etária dos PD e dos PED;
s
Interpretar/analisar
pirâmides etárias de diferentes países/regiões;
s
Conhecer/identificar/caraterizar
os diferentes tipos de pirâmides etárias;
s
Identificar
alguns problemas que resultam da população envelhecida nos Países
Desenvolvidos e da população jovem nos Países em Desenvolvimento;
s
Saber o que são
políticas natalistas/anti natalistas e conhecer as suas medidas;
s
Compreender os seus objetivos;
s
Identificar/localizar
países que aplicam estas medidas;
s
Compreender a
necessidade de aplicar políticas natalistas e
anti- natalistas;
s
Justificar o
grupo de países que mais contribui para o aumento da população mundial;
s
Compreender o
grupo de países responsável pelo envelhecimento da população;
s Interpretar/analisar/comentar
documentos (mapas, gráficos, tabelas, textos…) sobre esta temática.
|
·
Manual pág. 27-33; 37-39;
·
FT 4 “Estrutura etária da população”
·
FInformativa “Tipos de pirâmides etárias”
·
Atividades do manual
·
Mapa PD e PED
· Planisfério político (dado
pela docente aos alunos)
·
Blog
pág.
8º ano
|
2. Distribuição da população mundial
|
s Distinguir população absoluta ou
total de densidade populacional;
s Definir áreas atrativas e
repulsivas;
s Conhecer/compreender a forma como se
distribui a população mundial
nos hemisférios, em latitude e no mundo;
s Definir formigueiros humanos e
vazios humanos;
s Conhecer as grandes concentrações
humanas/formigueiros humanos/focos populacionais (Ásia Oriental, Ásia
Meridional, Europa Ocidental e Central e
NE dos EUA);
s Localizar no mapa-múndi as grandes
concentrações humanas /formigueiros humanos referidos anteriormente;
s Conhecer os fatores responsáveis
pela distribuição da população mundial: atrativos e repulsivos (naturais e
humanos);
s Explicar a existência dos
formigueiros humanos/focos populacionais;
s Conhecer alguns países que fazem
parte destes focos populacionais;
s Conhecer os tipos de vazios humanos:
regiões frias (polares e subpolares), desertos, grandes florestas e altas
montanhas;
s Conhecer/localizar alguns exemplos
de vazios humanos no mapa-múndi (deserto do Sahara, floresta Amazónica,
Himalaias…)
s Explicar a existência dos vazios
humanos;
s Compreender como se distribui a população
no território português;
s Interpretar/analisar/comentar
documentos (mapas, gráficos, tabelas…) referentes aos indicadores/dados
demográficos mencionados.
|
·
Manual pág. 40-53;
·
Ficha “Distribuição da Pop. Mundial”
·
FT nº 5
·
Atividades do manual
·
Planisfério político (dado pela docente aos alunos)
·
Caderno
·
Blog
pág. 8º ano
|
Nota: como sabes uma das competências mais
importantes da disciplina de Geografia é a localização
espacial, assim é muito
importante que saibas localizar países do mundo. Esta competência será testada
em todos os testes que realizares ao longo do ano letivo.
Atenção: Deves
trazer lápis de cor para o teste.
METAS/OBJETIVOS (MATÉRIA) PARA O
3º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
CONTEÚDOS
OBJETIVOS
FONTES
7ºano
Tema II - O MEIO NATURAL
1. Principais climas e formações
vegetais
O Clima em Portugal
2. Relevo
Principais formas do litoral
& Identificar o clima de Portugal.
& Conhecer os principais domínios
climáticos em
Portugal.
& Distinguir os domínios
climáticos entre si;
& Associar os diferentes domínios
climáticos à região onde ocorrem.
& Definir linha de costa;
& Definir erosão marinha ou abrasão;
& Indicar os tipos de costa que
existem;
& Identificar, numa figura/esquema, as
principais formas do litoral;
& Definir as principais formas do
litoral;
& Compreender o processo de evolução
de uma arriba;
& Identificar/reconhecer as principais formas litorais de Portugal;
& Descrever algumas das formas do
litoral português.
·
Manual de 7º ano pág. 114-115
·
Caderno/dossier.
·
Powerpoint “Climas
do mundo” (a partir do diapositivo 33)
·
Ficha Informativa 1 “O clima de Portugal”
·
Manual de 7º ano pág. 136-141
·
Caderno/dossier.
·
Powerpoint “Principais
formas do litoral” “Ficha Inf. “Principais formas do litoral”
·
Blog
pág. 8º ano
8º ano
Tema I - POPULAÇÃO E POVOAMENTO
Evolução da população mundial
& Distinguir o nível de desenvolvimento dos países
(Países Desenvolvidos - PD e Países em Desenvolvimento – PED);
& Localizar os dois grupos de países no mapa-múndi;
& Localizar/identificar exemplos de PD e PED no
mapa-múndi;
& Saber as outras designações atribuídas aos PD/PED
(países ricos/países pobres…);
& Caraterizar os PD e os PED;
& Compreender a importância dos Censos ou recenseamentos;
& Definir:
demografia, natalidade, mortalidade, crescimento natural, crescimento
efetivo, população absoluta, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de mortalidade infantil, taxa de crescimento natural, taxa de
crescimento efetivo, índice sintético de fecundidade, índice de
envelhecimento, esperança média de vida e saldo migratório;
&Saber ler os valores das taxas referidas
anteriormente (ex. TN= 12%0 – lê-se 12
por mil);
&Conhecer o significado das taxas mencionadas atrás
(ex. 12%0 significa que por cada mil
habitantes verificaram-se doze nascimentos);
& Calcular: crescimento natural, crescimento efetivo,
saldo migratório, taxa de
natalidade, taxa de mortalidade, taxa de crescimento natural, taxa de
crescimento efetivo de países/regiões;
& Explicar o significados dos resultados obtidos, com
base nos cálculos de indicadores demográficos, refletindo sobre as respetivas
implicações do ponto de vista demográfico;
& Conhecer a distribuição dos diferentes indicadores
demográficos (TN, TM, TCN, TMI, EMV, IF, IE …) no mundo e os fatores que os
influenciam;
& Exemplificar e
localizar países com diferentes valores dos indicadores mencionados
anteriormente;
& Compreender as consequências de um valor do índice de
fecundidade inferior a 2,1 por mulher;
&Identificar as diferentes fases de evolução da
população mundial e o período em que ocorreram (regime demográfico primitivo
- até 1750…)
& Descrever a evolução da população mundial, a partir
da leitura de gráficos;
&Caracterizar as fases de evolução da população
mundial;
&Conhecer/compreender a evolução da
população nos PD/PED;
& Problematizar as consequências da
desigual evolução demográfica nos países com diferentes graus de
desenvolvimento;
& Compreender o MTD (Modelo de
Transição Demográfica);
& Interpretar/analisar/comentar
documentos (mapas, gráficos, tabelas…) referentes aos indicadores/dados
demográficos mencionados.
·
Manual de 8º ano pág. 8-26
·
Powerpoints: I “Indicadores demográficos”
II - “Comportamento e distrib. de indicadores demográficos”
III - “Outros indicadores
demográficos e sua distribuição”
IV – “Evolução pop. mundial”
Guiões de exploração dos
Pwerpoints acima mencionados
·
Atividades do manual
·
Mapa PD e PED
·
Planisfério político (dado pela docente aos alunos)
·
Caderno
·
Blog
pág. 8º ano
Nota: É imprescindível
consultares o teu caderno diário ou dossier onde tens, também,
a matéria lecionada nas aulas.
Atenção: Deves trazer lápis de cor, régua e máquina
de calcular para o teste.
Evolução da População Mundial e MTD - IV
Clica acima para veres a apresentação.
Evolução da População - Outros Indicadores Demográficos III
Clica acima para veres a apresentação.
Evolução da População - Indicadores Demográficos II
Clica acima para veres a apresentação.
Evolução da população - Indicadores demográficos I
Clica acima para veres a apresentação.
Principais Formas do Litoral 17-18
Clica acima para veres a apresentação.
A diversidade climática de Portugal
Clica acima para saberes mais.
Regiões climáticas de Portugal Continental
Diversidade climática em Portugal Continental
Objetivos 2º Teste de Avaliação de Geografia
MATÉRIA PARA O
2º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
METAS/OBJETIVOS (MATÉRIA) PARA O 3º TESTE DE AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
FONTES
|
7ºano
Tema II - O MEIO NATURAL
1. Principais climas e formações
vegetais
O Clima em Portugal
2. Relevo
Principais formas do litoral
|
& Identificar o clima de Portugal.
& Conhecer os principais domínios
climáticos em
Portugal.
& Distinguir os domínios
climáticos entre si;
& Associar os diferentes domínios
climáticos à região onde ocorrem.
& Definir linha de costa;
& Definir erosão marinha ou abrasão;
& Indicar os tipos de costa que
existem;
& Identificar, numa figura/esquema, as
principais formas do litoral;
& Definir as principais formas do
litoral;
& Compreender o processo de evolução
de uma arriba;
& Identificar/reconhecer as principais formas litorais de Portugal;
& Descrever algumas das formas do
litoral português.
|
·
Manual de 7º ano pág. 114-115
·
Caderno/dossier.
·
Powerpoint “Climas
do mundo” (a partir do diapositivo 33)
·
Ficha Informativa 1 “O clima de Portugal”
·
Manual de 7º ano pág. 136-141
·
Caderno/dossier.
·
Powerpoint “Principais
formas do litoral” “Ficha Inf. “Principais formas do litoral”
·
Blog
pág. 8º ano
|
8º ano
Tema I - POPULAÇÃO E POVOAMENTO
Evolução da população mundial
|
& Distinguir o nível de desenvolvimento dos países
(Países Desenvolvidos - PD e Países em Desenvolvimento – PED);
& Localizar os dois grupos de países no mapa-múndi;
& Localizar/identificar exemplos de PD e PED no
mapa-múndi;
& Saber as outras designações atribuídas aos PD/PED
(países ricos/países pobres…);
& Caraterizar os PD e os PED;
& Compreender a importância dos Censos ou recenseamentos;
& Definir:
demografia, natalidade, mortalidade, crescimento natural, crescimento
efetivo, população absoluta, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de mortalidade infantil, taxa de crescimento natural, taxa de
crescimento efetivo, índice sintético de fecundidade, índice de
envelhecimento, esperança média de vida e saldo migratório;
&Saber ler os valores das taxas referidas
anteriormente (ex. TN= 12%0 – lê-se 12
por mil);
&Conhecer o significado das taxas mencionadas atrás
(ex. 12%0 significa que por cada mil
habitantes verificaram-se doze nascimentos);
& Calcular: crescimento natural, crescimento efetivo,
saldo migratório, taxa de
natalidade, taxa de mortalidade, taxa de crescimento natural, taxa de
crescimento efetivo de países/regiões;
& Explicar o significados dos resultados obtidos, com
base nos cálculos de indicadores demográficos, refletindo sobre as respetivas
implicações do ponto de vista demográfico;
& Conhecer a distribuição dos diferentes indicadores
demográficos (TN, TM, TCN, TMI, EMV, IF, IE …) no mundo e os fatores que os
influenciam;
& Exemplificar e
localizar países com diferentes valores dos indicadores mencionados
anteriormente;
& Compreender as consequências de um valor do índice de
fecundidade inferior a 2,1 por mulher;
&Identificar as diferentes fases de evolução da
população mundial e o período em que ocorreram (regime demográfico primitivo
- até 1750…)
& Descrever a evolução da população mundial, a partir
da leitura de gráficos;
&Caracterizar as fases de evolução da população
mundial;
&Conhecer/compreender a evolução da
população nos PD/PED;
& Problematizar as consequências da
desigual evolução demográfica nos países com diferentes graus de
desenvolvimento;
& Compreender o MTD (Modelo de
Transição Demográfica);
& Interpretar/analisar/comentar
documentos (mapas, gráficos, tabelas…) referentes aos indicadores/dados
demográficos mencionados.
|
·
Manual de 8º ano pág. 8-26
·
Powerpoints: I “Indicadores demográficos”
II - “Comportamento e distrib. de indicadores demográficos”
III - “Outros indicadores
demográficos e sua distribuição”
IV – “Evolução pop. mundial”
Guiões de exploração dos
Pwerpoints acima mencionados
·
Atividades do manual
·
Mapa PD e PED
·
Planisfério político (dado pela docente aos alunos)
·
Caderno
·
Blog
pág. 8º ano
|
Nota: É imprescindível
consultares o teu caderno diário ou dossier onde tens, também,
a matéria lecionada nas aulas.
Atenção: Deves trazer lápis de cor, régua e máquina
de calcular para o teste.
Evolução da População Mundial e MTD - IV
Clica acima para veres a apresentação.
Evolução da População - Outros Indicadores Demográficos III
Clica acima para veres a apresentação.
Clica acima para veres a apresentação.
Evolução da população - Indicadores demográficos I
Clica acima para veres a apresentação.
Principais Formas do Litoral 17-18
Clica acima para veres a apresentação.
A diversidade climática de Portugal
Clica acima para saberes mais.
Regiões climáticas de Portugal Continental
Diversidade climática em Portugal Continental
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
FONTES
|
Tema II - O
MEIO NATURAL
1. Principais climas e
formações vegetais
Os elementos do clima
Os fatores do clima
|
& Definir/distinguir estado de tempo
de clima;
& Definir elementos do clima;
& Conhecer/definir cada um dos
elementos do clima;
& Definir fatores do clima;
& Conhecer a variação da temperatura com a latitude;
& Relacionar a distribuição da precipitação
mundial com a influência dos principais centros de pressão atmosférica;
& Definir massa de ar;
& Conhecer/identificar as principais massas
de ar;
& Identificar e explicar os
diferentes tipos de chuvas (orográficas, convectivas e frontais)
& Conhecer a influência do relevo na
variação da temperatura e da precipitação;
& Explicar a influência do relevo na
variação da temperatura e da precipitação;
& Distinguir vertente soalheira de
vertente úmbria;
& Conhecer como a proximidade/afastamento
do mar influencia a temperatura e a precipitação;
& Compreender/explicar a influência
da proximidade/ afastamento do mar na variação da temperatura e da
precipitação.
|
· Manual pág. 78-85; 88-98
· Manual novo pág. 80-83; 89-107; CA –
Fichas 13 à 16
·
CA
novo – Fichas 13 à 21
·
Fichas de
Trabalho 1, 2, 2.1, 3,4,5, 6 e 7
·
PowerPoint: “Estado
do tempo/clima; elementos e fatores
climáticos”; “Fatores climáticos”; “Construção de gráficos termo
pluviométricos” e “Climas mundiais”
·
Caderno/dossier.
·
Blog:
pág. 8º ano
|
Principais climas
Climas quentes
Climas temperados
Climas frios
|
& Identificar/localizar as diferentes
zonas climáticas;
& Compreender a existência de
diferentes zonas climáticas na Terra;
& Identificar gráficos termo
pluviométricos;
& Dizer o que é um gráfico termo
pluviométrico;
& Interpretar um gráfico termo
pluviométrico;
& Definir temperatura média anual (TMA), amplitude térmica
anual (ATA), total anual de precipitação
(TAP) e mês seco;
& Calcular a TMA; a ATA; a TAP e os meses secos;
& Identificar/distinguir os três
grandes conjuntos de climas no mundo (climas quentes, temperados e frios);
& Identificar/conhecer os tipos de climas quentes (equatorial, tropical
húmido, tropical seco e desértico), temperados
(temperado mediterrânico, temperado continental e temperado marítimo) e frios de latitude ( frio polar e frio subpolar) e de altitude ou de montanha, com base em
gráficos termo pluviométricos;
& Caraterizar cada um dos climas a partir da análise
de gráficos termo pluviométricos;
& Distinguir os climas entre si;
& Identificar/caraterizar as principais formações
vegetais associadas a cada clima.
& Identificar os produtos agrícolas associados a cada
clima.
|
· Manual pág. 82-83; 100-113
· Manual novo pág. 108-127; 130-131
·
PowerPoint: “Construção
de gráficos termo pluviométricos” e “Climas
do mundo”.
·
CA – Fichas
17 à 20
·
CA
novo – Fichas 18 à 22
·
Caderno/Dossier
·
Blog:
|
Nota: É imprescindível
consultares o teu caderno diário ou dossier onde tens, também,
a matéria lecionada nas aulas.
Atenção: Deves trazer lápis de cor, régua e máquina
de calcular para o teste.
Climas do mundo
Clica acima para visualizares o PowerPoint.
Como construir um gráfico termo pluviométrico?
Clica acima para visualizares o PowerPoint.
Objetivos Geografia 1º Teste
Clica acima para veres os objetivos.
Fatores Climáticos 17-18
Clica acima para visualizares o PowerPoint.
Estado Tempo-Clima e Elementos-Fatores Climáticos
Clica acima para veres este PowerPoint.
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