Objetivos de Geografia para o 3º teste -
8º ano
Tema II – O MEIO NATURAL
(Manual de 7º ano - VIAGENS)
Unidade 2 – O RELEVO
O litoral
&
Definir linha de costa; livro pág. 124
&
Definir erosão marinha ou abrasão;
&
Indicar os dois tipos de costa; livro pág. 125
&
Identificar, numa figura/esquema, as
principais formas do litoral; livro
pág. 124 - 125
&
Definir as principais formas do litoral;
&
Descrever o processo de evolução de uma arriba;
livro pág. 126
&
Reconhecer as várias formas litorais de
Portugal; livro pág. 128
&
Descrever as formas do litoral português.
POPULAÇÃO
E POVOAMENTO
Manual 8º ano – Faces da Terra
1.1. DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO
MUNDIAL
(livro
pág. 8 - 16; 19 e 21;)
& Distinguir
população absoluta ou população total de densidade populacional;
& Definir
áreas atrativas e repulsivas;
& Conhecer/compreender
a forma como se distribui a população mundial:
¨
no Mundo - ver mapa da repartição da população mundial
do manual pág. 8 e 9;
¨
nos hemisférios - ver mapa da repartição
da população mundial do manual pág. 8 e 9;
& Definir
foco populacional/formigueiro humano;
& Definir
vazio humano;
& Conhecer
os grandes focos populacionais/formigueiros humanos (1. Ásia Oriental – Este;
2. Ásia Meridional – Sul; 3. Europa
Ocidental e Central e 4. NE dos EUA.);
& Localizar
no mapa-múndi os grandes focos populacionais /formigueiros humanos referidos
anteriormente - ver mapa da repartição da população mundial do manual pág. 8 –
9;
& Conhecer
os fatores responsáveis pela distribuição da população mundial: atrativos e
repulsivos (naturais e humanos);
& Explicar
a existência dos grandes focos populacionais /formigueiros humanos;
& Conhecer
alguns países que fazem parte destes;
& Conhecer
os tipos de vazios humanos: regiões polares e subpolares, desertos quentes, florestas
tropicais e altas montanhas;
& Conhecer/localizar
alguns exemplos de vazios humanos no mapa múndi (deserto do Sahara, floresta
Amazónica, Himalaias, Antártida, Alasca…) ver mapas do manual pág. 8-9 e 10–11;
& Explicar
a existência dos vazios humanos;
& Compreender
como se distribui a população no território português.
1.2. EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL
E COMPORTAMENTO DOS INDICADORES DEMOGRÁFICOS
(manual
– pág. 22-24; 28 e 30/31 Powerpoint “Evolução da população e comportamento dos
indicadores demográficos”, respetivo guião de exploração e ficha informativa
PD/PED)
& Distinguir
o nível de desenvolvimento dos países (Países Desenvolvidos - PD e Países em
Desenvolvimento – PED);
& Localizar
os dois grupos de países no mapa múndi -
ficha informativa PD/PED;
& Localizar/identificar
exemplos de PD e PED no mapa-múndi - ficha informativa PD/PED;
& Saber
as outras designações atribuídas aos PD/PED (países ricos/países pobres…)
& Caraterizar
os PD e os PED;
& Definir
demografia;
& Definir
os diferentes indicadores demográficos (natalidade, mortalidade, crescimento
natural, taxa de natalidade, taxa de mortalidade e taxa de crescimento natural);
& Saber
ler os valores das taxas referidas anteriormente (ex. TN= 12%0 – lê-se 12 por mil);
& Conhecer
o significado das taxas mencionadas atrás (ex. 12%0
significa
que por cada mil habitantes verificaram-se doze nascimentos);
& Identificar
as diferentes fases de evolução da população mundial e o período em que
ocorreram (regime demográfico primitivo - até 1750; revolução demográfica –
1750 a 1950; e explosão demográfica – 1950 até à atualidade);
& Caracterizar
as fases de evolução da população mundial;
& Conhecer
a evolução das taxas de natalidade, mortalidade e crescimento natural nos PD e
PED;
& Compreender a
evolução das taxas de natalidade, mortalidade e crescimento natural nos PD e
PED;
& Indicar
o grupo de países que mais contribui para o aumento da população mundial;
& Explicar
o grupo de países onde a população envelhecerá mais rapidamente;
& Conhecer/compreender
a evolução da população nos PD/PED;
& Interpretar
um gráfico da evolução da população em Portugal.
Devem consultar, para além do
manual, os apontamentos do caderno, os guiões enviados e as fichas informativas
acima mencionados.
Nota: O litoral não sai nas turmas B e D do 8º ano.
Só
vai ser testado nas turmas do 8ºA e 8ºC.
Sem comentários:
Enviar um comentário